Pr. Daniel Ruziska

O que é orar?

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 2 anos

em

O que é orar?

Arquivo/ONOVO

Orar é conversar com Deus. É contar para Ele tudo o que sentimos, tudo o que pensamos, o que acontece durante o dia e pedir a sua ajuda quando precisamos. Porque Ele se importa com o que acontece conosco. Nos ama; e nada que façamos diminuirá Seu amor por nós. 

O que Deus espera em nossa oração? Deus espera que sejamos sinceros, mesmo porque, Ele sabe de tudo e não há como esconder qualquer coisa Dele! Mentir para Deus seria, no mínimo, hilário. Mas se Ele sabe tudo, para que contar então? Porque Ele deseja ouvir da nossa boca!  

A oração é um diálogo com Deus. Ele quer ter amizade conosco. Vamos fazer uma leitura no livro de Gênesis 18:22-26-32-33: “Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHOR. E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio? Se houver, porventura, cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? Então, disse o SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles… Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos dez. Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar.”  Prestem atenção aqui no livro de Gênesis 18:01: Abraão recebe a visita de dois anjos e do próprio Senhor em sua tenda. Há aqui uma relação de intimidade de Abraão com Deus.  

É dessa relação que tenho falado com vocês nesses últimos dias. Uma relação de intimidade, onde podemos falar com Deus sem reservas e ouvi-lo também sem reservas.  Os anjos seguem o seu caminho e Abraão fica na presença do Senhor.  Prestem atenção nesta atitude de Abraão.  Ele ficou na presença do Senhor para falar com Ele. Precisamos estar na presença do Senhor quando falarmos com Ele. E Deus revela a Abraão os Seus planos de trazer juízo sobre Sodoma e Gomorra.

Deus nunca traz juízo sem dar uma chance ao condenado ou levantar um intercessor em seu favor.  Por isso o Senhor trouxe a Abraão a situação das cidades das campinas do Jordão. Lá nessas cidades habita seu sobrinho Ló e sua família. 

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.