Pr. Daniel Ruziska

Deus existe?

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 4 meses

em

Deus existe?

Foto: reprodução

A existência de Deus é comprovável por várias formas, mas antes de mais nada devemos crer na existência de Deus como um ato de fé e compreensão das coisas a nossa volta. Essa pergunta se Deus existe mesmo, sempre foi e sempre será feita até a consumação dos séculos. Todos nós crentes ou ateus temos uma intuição de Deus e de sua existência, embora para muitos seja difícil admitir isso.

O salmista no Salmo 42:2 declara “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” Sendo nós seres finitos e Deus infinito, não podemos conhecer a Deus e nem ter comunhão com Ele se Ele não se revelar a nós.

São muitas as teorias sobre sua existência, e nesta leitura vamos nos limitar a mais conhecida, o Teísmo, ou seja, a existência de um só Deus que tem influência sobre o universo, mas nem sempre interfere diretamente sobre todas as coisas. É comum as pessoas dizerem que não creem em Deus sem nenhuma base ou fundamento, porém, creem no big bang como uma ação de organização de todas as coisas – creem que uma explosão colocou ordem e equilíbrio no universo, além de criar todos os seres.

Como crente em Deus fico admirado com a fé dessas pessoas. Uma explosão no sentido real do acontecimento causa caos, desordem e desequilíbrio no ambiente da ocorrência. Logo, crer que uma explosão gerou toda essa perfeição do universo, é algo que não consigo compreender.

Como o sol e a lua dividem o dia e noite com tamanha perfeição desde a sua existência sem atrasos? Essa é a pergunta que faço aos crentes do caos. Romanos 8:29 dá uma pincelada da existência de Deus em nós mesmos. E aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Assim como também em Gênesis 1:26 disse Deus “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Esse sentimento de algo sobrenatural que temos são os reflexos da natureza de Deus em nós.

Um exemplo clássico é o sentimento de vida eterna que temos, achamos que nunca morreremos apesar de saber disso. Essa é a maior prova da existência de Deus para nós. Assim como os que acreditam na explosão como o princípio da existência, precisamos ter fé. E essa fé que temos está alicerçada em um Deus supremo criador de todas as coisas.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.