Daniel Ruziska

Deus não muda

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 1 semana

em

Deus não muda

Foto: reprodução

Nos atributos de Deus encontramos a imutabilidade que é o fato de Deus não mudar o seu ser. Porém isso não quer dizer que Ele não pode agir de formas diferentes em determinadas ocasiões passando a impressão que Ele mudou. Números 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?

O fato de Deus ser imutável nos causa impressão reta, imaginem se Ele fosse como um de nós mortais que muda de opinião a todo momento. Que ficasse em cima do muro ou mudasse de lado. Como seria para nós servir um Deus assim? Nosso Deus é único, imutável, e não precisa de retratação por mudanças em suas ações e falas.

 

Vamos encontrar na Bíblia alguns textos em que poderiam sugerir que Deus se arrependeu. Por exemplo: em Genesis 6: 6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Na nossa concepção humana por antropopatia, classificamos os sentimentos de Deus como os nossos de seres humanos. Arrependeu-se Deus nos leva ao entendimento que “entristeceu-se” Deus com a sua criação e por isso Deus tomou a decisão de destruí-la. Mas também levemos em consideração que Deus viu em Noé um homem justo e correto e por isso não destruiu totalmente a humanidade. A Sua tristeza e a Sua ira caíram sobre aqueles que haviam se desvirtuado dos propósitos da criação e eles sim foram punidos pelas suas condutas diante do Criador. Em Malaquias 3: 6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. 7 Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?

 

Nestes textos Bíblicos onde vemos essas expressões aos atributos e ou sentimentos de Deus, nós temos uma visão de atribuir a Deus sentimentos humanos, isso chama-se antropomorfismo (sentimentos humanos atribuídos a seres divinos ) por muitas vezes esses recurso são necessários pois o nosso vocabulário não têm as expressões exatas para relatar algumas atitudes divinas. Não têm uma tradução fiel ao que de fato está ocorrendo. Dessa forma podemos entender um pouco das atitudes de Deus relatadas em alguns textos Bíblicos, ainda que não compreendamos muito bem a analogia textual. Que a Graça de nosso Deus e a unção do Espírito Santo nos levem a compreensão dessas coisas de forma saudável.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.