Pr. Daniel Ruziska

Sê forte e corajoso

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 1 ano

em

Sê forte e corajoso

Foto: Freepik

Logo após saberem que Moisés havia sido recolhido por Deus, o povo de Israel ficou na expectativa do novo comandante. Estava evidente para todos que Josué seria o sucessor de Moisés, porém, todos esperavam de Deus este comando. “Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Deus fala diretamente com Josué, dispõe-te agora, ou seja, levanta e assume a posição de líder, agora é com você” Js 1:2-3.

Liderar é fazer acontecer, até então Moisés fazia acontecer, agora era com Josué. Assumir uma liderança é assumir riscos, tomar decisões radicais, superar obstáculos e tudo isso estava do outro lado do Jordão. Porém, o Senhor dá uma palavra de ânimo para Josué, diz o Senhor “todo lugar que você pisar a planta do seu pé eu te darei, sê forte e corajoso” Js 1:6.

Queridos, as promessas do Senhor exigem esforço nosso. Creio que a maioria dos cristãos já receberam uma palavra de ânimo do senhor para fazerem acontecer algo em suas vidas, sua família e seus negócios, mas também muitas vezes ficamos parados esperando acontecer; não damos um passo rumo aos obstáculos que poderão surgir e ficamos estagnados murmurando que as coisas não acontecem em nossas vidas.

O primeiro princípio da coragem é ter iniciativa: enfrentar as circunstâncias que poderão surgir. O Reino espiritual requer ação de nossa parte. Se você quer conquistar ou dominar alguma habilidade sirva com liberdade as pessoas. Agora Josué está na liderança de aproximadamente três milhões de pessoas - para chegar lá ele serviu a Moisés com fidelidade. Não foi insubmisso nem rebelde a nenhuma decisão de Moisés.

Em sua fala com Josué, o Senhor repete por quatro vezes: sê forte e corajoso. Demonstrando a Josué que só assim ele irá andar nas leis do Senhor, mantendo também o povo na disciplina para que jamais incorressem nos mesmos erros e pecados do povo cananeu. Essa é a nossa grande luta nos dias de hoje: sermos obedientes à Palavra do Senhor. Com obediência e disciplina nas leis do Senhor seremos conquistadores nessa terra.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.