Black Friday é termômetro para vendas de fim de ano, diz ACMC

Descontos. 71% dos brasileiros têm intenção de realizar compras durante a superpromoção; eletrodomésticos e eletroportáteis estão no topo da lista de 49,6% dos clientes

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Um levantamento realizado pela Méliuz, uma startup de cashback, aponta que de 7 a cada 10 brasileiros pretendem fazer compras durante a Black Friday, no dia 26 de novembro. A pesquisa, que ouviu quase 800 pessoas em todo o Brasil, mostrou que 28,2% dos entrevistados pretendem fazer compras tanto em lojas físicas quanto virtuais.

Uma das datas mais importantes para o comércio e muito aguardada pelos consumidores, a Black Friday, tradicional dos Estados Unidos, tem ganhado cada vez mais espaço no calendário do varejo brasileiro. Para a Associação Comercial de Mogi (ACMC), a data é um termômetro para as vendas do fim de ano.

As vendas não devem ficar concentradas apenas na sexta-feira (26), mas ao longo de toda a semana, além dos dias que antecedem a data. Tradicionalmente, os produtos mais procurados são os eletrônicos e, este ano, não será diferente. Os eletrodomésticos e eletroportáteis devem estar na lista de desejos de 49,6% dos brasileiros, seguido por acessórios e calçados, além de eletrônicos e informática, que dividem 31,7% das intenções de compras.

A pesquisa revelou, ainda, que, para 63,9% das pessoas, a principal motivação para adquirir os produtos na Black Friday é comprar um item de desejo. Substituir itens antigos por novos ou de outros modelos vai fazer com que 29,9% dos brasileiros comprem na data. Para a maioria dos entrevistados, o menor preço ainda é o fator decisivo no momento de compra. (Fontes: ACMC e Méliuz).