Economia

Inclusão financeira para crianças e adolescentes

Pesquisas mostram que 3 a cada 10 brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de fraudes financeiras no país em 2022

Kauany Germano

Publicado

há 1 ano

em

Inclusão financeira para crianças e adolescentes

Foto: Getty Images/iStockphoto

Até pouco tempo atrás, era necessário ter 18 anos de idade ou mais, para poder ter uma conta bancária, mas, esse pré-requisito mudou. Em decorrência dos avanços da sociedade nesse processo de inclusão digital, os bancos tradicionais e os digitais fintechs começaram a desenvolver uma nova ótica em relação ao público infanto-juvenil. 

As instituições financeiras têm trabalhado no desenvolvimento de soluções mais intuitivas e desburocratizadas para atender melhor a este público, já que dados do Banco Central do Brasil apresentados no Relatório de Economia Bancária, mostraram um crescimento de 50% na última década em relação ao número de contas abertas por jovens entre 15 e 24 anos de idade, totalizando cerca de 23 milhões de contas abertas por pessoas nessa faixa-etária.  

Este novo cenário traz inúmeros benefícios, principalmente quando nos referimos ao desenvolvimento da educação financeira familiar. Embora o cenário seja agradável, os riscos e preocupações deste meio precisam ser cuidadosamente analisados, pois o número de fraudes financeiras têm apresentado um crescimento extremamente acelerado nos últimos anos. 

Segundo uma pesquisa feita pela Radar Febraban, cerca de 3 em cada 10 brasileiros foram vítimas de golpes ou tentativas de fraudes financeiras no país no ano de 2022. O uso de dados pessoais na aplicação de técnicas de engenharia social, invasão de dispositivos e fraudes de identidade costumam ser as principais ferramentas utilizadas pelos criminosos. Dessa forma, quando se tratam de titulares tão vulneráveis como as crianças e os adolescentes, o cuidado no uso desses serviços precisam ser redobrados. Por isso, é importante que os responsáveis escolham apps que ofereçam medidas de segurança robustas, estejam atentos à política de privacidade e termos de uso e acompanhem o extrato diariamente, entre outras medidas para evitar os riscos.