Internacional
Presidente Lula gera polêmica ao afirmar que traficantes são vítimas dos usuários
Presidente critica ação militar dos EUA contra cartéis na América Latina e defende combate interno ao consumo de drogas; declaração repercute negativamente e governo se retrata

Em entrevista coletiva em Jacarta, Indonésia, nesta sexta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que traficantes de drogas também são vítimas dos usuários. O comentário gerou repercussão imediata e críticas nas redes sociais, levando o perfil oficial do governo a se retratar, afirmando que a “frase foi mal colocada”.
Lula criticou a política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de combater cartéis na América Latina com operações militares. Segundo ele, Trump deveria focar no combate ao consumo interno de drogas em vez de enviar tropas e equipamentos militares para outros países. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente seria mais fácil combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse.
O presidente brasileiro ainda condenou operações dos EUA no Mar do Caribe, que envolvem caças, navios de guerra e cerca de 10 mil homens, alegando risco de desestabilização regional e fortalecimento da diáspora venezuelana. Lula ressaltou que a soberania e a autodeterminação dos povos devem ser respeitadas e que pretende discutir o tema com Trump na reunião marcada para domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia.
Além disso, Lula defendeu uma abordagem baseada na lei e cooperação policial, em vez de ações militares externas. “Você não fala que vai matar as pessoas, você tem que prender, julgar e punir de acordo com a lei. É muito melhor os Estados Unidos se disporem a conversar com a polícia dos outros países para fazermos algo conjunto”, afirmou.















