Daniel Ruziska

O Israel de Deus

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 2 anos

em

O Israel de Deus

PIB

Hoje quero abordar com vocês, meus queridos leitores, as bases da formação do povo escolhido por Deus, povo que deu origem a genealogia de Jesus Cristo.

Genesis 12...1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!

Vejam bem, o Senhor chamou Abrão para deixar sua parentela, sair da sua terra para algo novo, desconhecido. E pela fé, Abrão obedeceu ao Senhor. Percebam aqui que somente por fé em Deus, por acreditar no chamado do Senhor foi que Abrão se levantou com todos os seus e partiu rumo ao desconhecido.

Tinha Abrão 75 anos e Sarai 65 quando o Senhor Deus prometeu a eles um filho e desse filho um povo. Sarai era estéril, portanto de forma natural impossível de engravidar e ter filhos.    Mas o que Deus prometeu estava muito claro, não era natural. Sarai por falta de fé, seduziu Abrão e lhe deu por mulher sua escrava egípcia Agar, para que concebesse e desse à luz filhos. E dessa forma nasceu Ismael, o filho da pressa de Abrão e Sarai. Queridos prestem atenção neste detalhe: Deus havia prometido a eles um filho e que faria dele uma grande nação como a areia do mar, como as estrelas do céu. Como isso estava demorando, Sarai decidiu ajudar Deus. Sabem o que é isso? Falta de fé.

Quantas vezes falamos com Deus e Ele confirma conosco, mas como em nosso tempo está demorando para acontecer, resolvemos fazer do nosso jeito? Depois de 14 anos do nascimento de Ismael, com Abrão aos 100 anos e Sarai aos 90, ela concebeu contrariando toda a lei do natural, como nem ela mesmo acreditara e deu à luz ao filho da promessa e o chamou Isaque. Por ansiedade, pressa e falta de fé nas promessas do Senhor, tiveram uma série de problemas com a convivência entre os dois irmãos.

Percebemos aqui que se tivermos fé, a seu tempo, as promessas de Deus serão cumpridas em nossas vidas. Pois Deus não vai contra a sua Palavra. Não as deixa de cumprir. Precisamos de   fato estar alinhados ao Kairos de Deus e não colocarmos as promessas Dele no cronos do nosso coração.

Deus não desamparou Ismael pela desobediência de Abrão e Sarai, e sim prometeu através dele constituir um grande povo, uma grande nação. Ismael casou-se com uma egípcia e gerou filhos e filhas e um grande povo, o povo Árabe.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.