Daniel Ruziska

O dia de hoje

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 3 anos

em

O dia de hoje

Reprodução

MATEUS 6: 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Quero nesta semana falar com vocês meus leitores sobre ansiedade.

Nós temos como costume e diga-se de passagem, um mal costume, o fato de ficarmos ansiosos pelo amanhã ou pelo futuro. Muitas pessoas se afligem emocionalmente pelo dia de amanhã, pelas coisas que ainda estão por vir.

Chega a ser natural nesses dias, com tantas novidades nos rondando, tantas tribulações, fatos estranhos acontecendo, ficarmos preocupados com o que há de vir. É diante de um quadro de ansiedade, como esse que Jesus, aqui no texto que lemos, começa a nos ensinar sobre ansiedade. Sobre nossa inquietude pelo dia de amanhã.

Ele nos fala: alguém por mais ansioso que esteja, poderá acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

O côvado era uma medida de espaço usada nos tempos de Jesus que media 46 centímetros.   Também era usada como medida de tempo. O passo normal do ser humano mede em toro de 46 centímetros. E o que Jesus está nos dizendo aqui é:  pode alguém acrescentar um passo ao percurso da sua vida?

Querido leitor, aqui não estamos falando de um ano, um mês ou um dia, o que Jesus nos diz é que nenhum de nós podemos acrescentar um passo na nossa caminhada de vida aqui na terra.

Quanto tempo gastamos para dar um passo numa caminhada?

Um segundo, dois segundos? Pois bem não podemos acrescentar um segundo.

Não, não podemos acrescentar nada, claro que não! Não temos poder pra isso.

Esse tempo está nas mãos de Deus. E nós deveríamos ao invés de preocupar-nos com roupas, com bens materiais, com coisas que perecem, acabam, usar o nosso tempo com aquele que tem o poder de determinar, de aumentar o nosso tempo de vida. Esse tempo, esse espaço, esse curso da nossa vida está nas mãos do Senhor.

Prestem atenção aqui ao versículo 34. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados. O Senhor Jesus diz que não devemos nos inquietar pelo dia de amanhã. Vamos neste ano de 2021 viver esse ensino de Jesus?

Presta atenção no hoje: Ninguém pode fazer nada no dia de amanhã, sabe por que? Porque o amanhã não existe! E se ele não existe, não podemos fazer nada nele.

Pois quando o amanhã chegar já é hoje! E hoje você pode fazer de tudo.

Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje. Receba Jesus hoje e mude sua vida para sempre. Receba a vida eterna, hoje em Cristo Jesus.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.