Pr. Daniel Ruziska

Vigiai o tempo todo

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 1 ano

em

Vigiai o tempo todo

“E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos. E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa. Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos. E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? (Mateus 26:18-22)   

Vamos entender uma coisa aqui, meus queridos leitores: nos sentamos à mesa para comer com pessoas amigas, íntimas, ou coisas assim, não é mesmo? E, principalmente, em datas comemorativas, como Natal, Aniversários etc.    

Aqui era a Páscoa, a data mais significativa para os judeus. Prestem atenção no que pode acontecer numa reunião de amigos. Onde você julga que todos os que estão ali são seus amigos; e bons amigos. Esses homens, esses discípulos, que estavam com Jesus, foram escolhidos como os melhores.

Eram homens experientes em suas funções, mas que agora estavam caminhando com Jesus para desempenharem uma nova função: Estabelecerem a Igreja do Senhor Jesus na Terra.

Vamos perceber aqui nesta passagem, já no final do ministério de Jesus que, depois de ter ensinado tudo a eles, ter caminhado por mais de três anos mostrando as maravilhas do Reino de Deus, ainda assim tivemos alguns tropeços relacionais à mesa. (VS. 25) “Então, Judas que o traía perguntou: Acaso sou eu Mestre? Jesus respondeu: Tu o disseste.”  

A traição já estava no coração de Judas, ou melhor, sempre estivera.Um outro caso foi com Pedro. Sendo ele um dos mais próximos de Jesus, um dos três que estavam sempre lado a lado com Jesus: Pedro, Tiago e João, agora, enquanto Jesus comunica a eles o que estaria para passar perseguições, torturas e tudo o que estava por vir, Pedro, todo cheio de intimidade, afirma estava disposto a tudo por Jesus. Ao que Jesus lhe responde:  (VS. 34) “Pedro, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negaras três vezes.”

Nem Pedro conhecia a sua covardia diante de problemas com a Lei. Porém, o  Senhor Jesus já sabia de tudo o que estava por vir. 

Nós somos responsáveis pelos nossos propósitos.  Não podemos terceirizar nossos propósitos. Eles não têm o mesmo valor aos olhos dos outros.    Apresente-se diante de Deus com seus propósitos, entre em oração, você e Deus. O Senhor vai falar com você, vai responder a sua oração. Creia, tenha certeza, o Senhor é contigo.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.