Mogi das Cruzes

Convênio do Pronto-Socorro será renovado, após acordo entre Prefeitura e Santa Casa de Mogi

Com validade de 12 meses, convênio prevê repasse mensal no valor de R$ 2,21 milhões e mantém Plano de Trabalho Inalterado

Tatiana SilvaFabrício Mello

Publicado

há 2 anos

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Convênio do Pronto-Socorro será renovado, após acordo entre Prefeitura e Santa Casa de Mogi

Prefeito recebeu a diretoria da Santa Casa em reunião na quarta-feira (6) e fechou acordo que mantém o pronto atendimento/Foto: Divulgação

A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou esta semana a renovação do convênio de atendimento do Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Ainda esta semana, na quarta-feira (6), o prefeito Caio Cunha esteve em reunião com o provedor José Carlos Petreca e a mesa diretiva do hospital para discutir as principais dificuldades do serviço e estratégias para garantia de assistência aos mogianos.

Com validade de 12 meses, contados a partir de 29 de agosto, o valor permanece sendo R$ 2,21 milhões por mês, superando em cerca de R$ 1 milhão o repasse mensal que era feito até o final de 2021. O Plano de Trabalho do Pronto-Socorro também segue sem alterações.

Por meio de suas redes sociais, Caio Cunha escreveu que a gestão está trabalhando por um objetivo em comum com a instituição filantrópica, que seria resolver o problema da superlotação no Pronto-Socorro, tanto da Santa Casa quanto das UPAs da cidade.

“Nós e a Santa Casa temos trabalhado por algo em comum: a saúde das pessoas de Mogi das Cruzes. Estamos unindo forças para superar um problema muito sério, que é a superlotação tanto no Pronto-Socorro da Santa Casa quanto nas UPAs e o nosso compromisso é de um trabalho conjunto para melhorar a saúde de nosso município”, escreveu o prefeito.

Além disso, o prefeito anunciou que será pleiteado, junto ao Governo do Estado, soluções para ampliar os atendimentos. Também foi anunciado que foi feito um ofício solicitando a reabertura do Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo. 

“O fechamento dessa importante porta de atendimento prejudicou muito a nossa cidade. Tem gente que só olha para o problema, nós estamos preocupados com a solução e temos certeza de que conseguiremos o apoio do Estado em mais este desafio”, afirmou Caio Cunha na publicação.

Entenda o caso

No dia 30 de junho, a consultora de Saúde da Prefeitura, Andreia Godói, em entrevista à jornalista Marilei Schiavi, da Rádio Metropolitana, divulgou a informação de que a Santa Casa havia enviado um ofício para a Prefeitura afirmando que não tinha interesse de renovar o convênio para atendimento do Pronto-Socorro.

Na manhã do dia 5 de julho, a Santa Casa participou de uma audiência na Câmara Municipal, onde a diretoria da instituição afirmou que a unidade operava com uma superlotação diária de, em média, 250%. Isso, segundo a diretoria, gerava custos que não eram repassados. Ainda no mesmo dia, o prefeito fez uma live onde comentou sobre a possível razão da Santa Casa não querer renovar o convênio.

Por fim, no dia 6, a diretoria da Santa Casa e a Prefeitura tiveram uma reunião, onde ficou decidida a renovação do convênio pelo mesmo valor oferecido anteriormente e foram discutidos os principais problemas enfrentados pelo serviço. Além disso, foi feito um ofício que solicita a reabertura do Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo