A Páscoa do Senhor

Reprodução

Nós vamos ler hoje alguns textos do capítulo 12 do livro de Exôdo, começando dos versos 3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.  O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem; O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito. Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Esta é a instituição da Páscoa.  

No texto que lemos vimos a importância do sangue deste cordeiro identificando na casa de cada família. Onde havia o sangue do cordeiro identificando, ali a morte não entrava, não tinha poder. O sangue desse cordeiro sem defeitos está tipificando a Jesus Cristo o cordeiro de Deus.  

Estas eram as ordens do que deveria acontecer durante aquele período de reclusão, durante aquela noite dentro de cada casa do povo de Deus lá no Egito. O que vem a nossa memória hoje no ano de 2021?    

Depois de aproximadamente seis mil anos, temos uma semelhança muito grande com a primeira Páscoa, não é verdade? Temos a morte rondando lá fora e cada um de nós, dentro de nossas casas buscando a proteção de Deus contra este mal.

Como estamos agindo dentro de nossas casas? Será que temos Jesus o Cordeiro de Deus conosco? Como está a sua páscoa hoje?

Quero convidar você a pensar nisso. A morte nos ronda lá fora como rondou as casas no Egito.  Mas a casa que tinha a marca do sangue do cordeiro em sua porta estava livre, este era o sinal para o anjo da morte.  

A minha pergunta é: Você tem a marca do sangue do cordeiro de Deus na sua casa? Vamos pensar um pouco sobre isso, esse é um momento de reflexão, de pensar no que está acontecendo e em tudo o que estamos fazendo nos últimos tempos. Tenha a marca do sangue de Cristo na sua vida, na sua casa.