Natasha Santos

Processos judiciais 100% digitais no TRT-2

Natasha Santos

Publicado

há 1 ano

em

Processos judiciais 100% digitais no TRT-2

Foto: Tingey Injury Law Firm/Unsplash

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ, com base na Resolução nº 345/2020 e através do Ato GP nº 10/2021 englobou a Justiça do Trabalho da 2ª Região (46 municípios, entre eles, Guararema e Mogi das Cruzes) ao “Juízo 100% Digital”.

A Resolução, considerando que cabe ao Poder Judiciário implementar mecanismos que concretizem o princípio constitucional de acesso à Justiça e que já havia a previsão de informatizar os procedimentos judiciais, tendo por base os índices que comprovam a eficácia e celeridade da implementação de processos judiciais, autorizou que o TRT-2 adotasse as medidas necessárias para aderir ao programa do “Juízo 100% Digital”.

O aperfeiçoamento se tornou maior com a pandemia da covid-19, na qual inclusive citações, intimações, audiências e demais atos passaram a ser totalmente sistematizados. As audiências passaram a ocorrer através de plataformas como o ZOOM e o Microsoft Teams.

A inovação se torna mais específica na Justiça do Trabalho, que também aderiu ao programa. Entretanto, dada as especificidades das matérias tratadas, as audiências telepresenciais foram, de fato, grande surpresa, posto que a necessidade de oitiva das partes e testemunhas sempre foram eficazes na modalidade presencial e havia grande receio de que houvesse prejuízos ao bom êxito processual.

No caso da Justiça do Trabalho, apenas haverá audiência presencial, quando o Juiz entender que a prova produzida é inviável na modalidade virtual e, nessa hipótese, poderá designar uma audiência presencial. 

Já os demais atos, como atendimento de partes, advogados, membros do Ministério Público, despacho com o magistrado, serão todos realizados na modalidade eletrônica, nos mesmos horários de funcionamento habitual dos fóruns.

Atualmente, a Justiça do Trabalho da 2ª Região já conta com 22,5% do total de seus processos sob o regime 100% digital, totalizando cerca de 637 mil processos, demonstrando boa adesão das partes à nova modalidade apresentada.

Advogada pós-graduada em Direito administrativo e constitucional, Natasha Santos, 29 anos,  irá, semanalmente, escrever sobre diversos assuntos jurídicos.

Com passagem pela Câmara Municipal de Guararema e Câmara dos Deputados, em Brasília, atualmente trabalha em São Paulo, como advogada especializada em direito público e eleitoral.