Alto Tietê

Cidades afetadas pelos temporais no Litoral recebem atendimentos do Governo Federal

Seis municípios estão em estado de calamidade pública, sendo São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Cidades afetadas pelos temporais no Litoral recebem atendimentos do Governo Federal

Foto: Divulgação / Prefeitura de São Sebastião

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu como indispensável os trabalhos para corrigir os estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias que deixaram São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba em estado de calamidade pública. 

O Presidente Lula e o Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, estiveram presencialmente em São Sebastião na última segunda-feira (20), para apoiar os trabalhos da Defesa Civil, em conjunto com o Governo Federal, que estão empenhados em resolver os estragos causados pelos temporais. 

A equipe da Defesa Civil Nacional está no local desde domingo (19) para auxiliar os municípios prejudicados na elaboração dos planos de trabalho. O objetivo é agilizar as medidas de assistência à população prejudicada, recuperação dos serviços essenciais e reconstrução das infraestruturas públicas danificadas.

"O Governo Federal está fazendo todo o esforço para dar o máximo de agilidade no atendimento à população acuadas pelas chuvas em São Paulo", destaca o ministro Waldez Góes. "Neste primeiro momento, estamos apoiando as famílias que tiveram vidas ceifadas. Já estamos no local com uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), composta por especialistas, para fazermos um trabalho em parceria com a Defesa Civil Municipal e conseguirmos ser mais ágeis nas respostas, nas informações e na apuração dos fatos".

"Uma vez que assistidas às vítimas, devemos tratar da recuperação delas e reconstrução das cidades. Seja de uma estrada, que foi interrompida ou uma ponte que caiu e isso é um compromisso do presidente Lula. Os recursos necessários para a população e os municípios devem ser atendidos", finaliza Góes.

A Defesa Civil Nacional liberou os primeiros recursos para a compra de cestas básicas, kits de limpeza e higiene pessoal, colchões, redes, refeições para as equipes de trabalho, água mineral, combustível e aluguel de caminhão pipa e de outros veículos.

Além disso, serão destinados também recursos para a limpeza de ruas e bueiros, melhoria das estradas e reconstrução de pontes, prédios públicos, entre outras infraestruturas.