Natasha Santos

Debates sobre a Reforma do Ensino Médio

Natasha Santos

Publicado

há 1 ano

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Debates sobre a Reforma do Ensino Médio

Crédito foto: Reprodução/Freepik

A Lei nº 13.415/2017 implementou a reforma das diretrizes do ensino médio e as bases da educação nacional. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Referida Lei ainda institui a Política de Fomento à implementação de escolas de ensino médio em tempo integral.

A Lei aponta ainda a carga mínima anual que deverá ser de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar. A carga horária mínima anual deverá ser ampliada de forma progressiva no ensino médio, para mil e quatrocentas horas. Os sistemas de ensino devem oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017. Ou seja, o ensino passará a ser integral.

Diante do cenário de implementação das novas diretrizes, a Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio no Brasil (Ceensino) realizou audiência pública na última quinta-feira, 4, para alertar sobre problemas que a implementação da nova sistemática de ensino vem apresentando. Estão sendo apurados pontos favoráveis e desfavoráveis da metodologia de ensino, uma vez que o ponto de grande preocupação é uma possível tendência de evasão escolar no novo modelo do ensino médio.

O representante do MEC aponta que os princípios da Lei estão corretos, mas possuem obstáculos. Aponta a concordância com a expansão da jornada escolar. Entretanto, estender o tempo do aluno na escola sem pensar na qualidade do ensino pode gerar a evasão escolar dos alunos.

Já o segundo princípio trata da flexibilidade curricular. Mas o MEC, todavia, não assumiu a responsabilidade de coordenar esse processo e eventuais desigualdades que podem gerar. O terceiro e último princípio apontado é a ideia de que a formação profissional já seja direcionada no ensino médio, mas não de forma compulsória, mas que seja garantida a sua possibilidade.

Sobre o tema, ainda é previsto que ocorram outras sete audiências até o mês de julho para fechar o tema e adotar uma sistemática que melhor atenda às necessidades dos alunos e com qualidade.

Advogada pós-graduada em Direito administrativo e constitucional, Natasha Santos, 29 anos,  irá, semanalmente, escrever sobre diversos assuntos jurídicos.

Com passagem pela Câmara Municipal de Guararema e Câmara dos Deputados, em Brasília, atualmente trabalha em São Paulo, como advogada especializada em direito público e eleitoral.