Andreia Diniz estreia Talk Show do “Politizando” com Rodrigo Valverde

Projeto desenvolvido nas redes sociais estimula a conscientização e a educação política

Divulgação

Com o fim das eleições, é comum que o tema política acabe saindo um pouco de pauta e dê espaço para outras questões importantes como a crise na saúde e economia, no entanto, todos esses aspectos citados fazem parte da política e se torna cada vez mais necessário entendermos esse campo complexo da sociedade. Pensando nisso, O Novo conversa nesta edição com Andreia Diniz, que é empresária e foi pré-candidata a prefeita de Mogi das Cruzes nas eleições de 2020. Com o intuito de lutar para garantir a representatividade feminina e o respeito à dignidade da mulher em todos os âmbitos, a política participou da live de cobertura da apuração das eleições municipais do Alto Tietê, desenvolvida pelo Jornal O Novo, e também realiza outras ações políticas/sociais. Na internet, Andreia se descreve como: “uma idealista que decidiu sair da zona de conforto e acreditar que mais pode ser feito pela sociedade em que vivemos”, e é justamente sobre esse aspecto de iniciativa que conversamos durante a entrevista, na qual a política falou sobre o engajamento de minorias, a importância da consciência política e de seu mais novo projeto, o Politizando. Confira como foi o papo:

O que é o Politizando e de onde veio a ideia desta iniciativa?

“O Politizando é um programa que estou fazendo para a conscientização e educação política, para que as pessoas tenham mais acesso as questões políticas e como elas funcionam. Quero trazer de forma pedagógica vídeos explicando a função de cada político, com intuito de educação mesmo”.

Você acredita que atualmente, com as eleições municipais de 2020, as pessoas estão mais conscientes sobre a importância da política?

“Eu acredito que as pessoas estejam mais engajadas nas questões eleitorais, mas isso não significa que elas estejam mais conscientes politicamente. Eu percebo que tem muita gente que elege um candidato para defendê-lo e que elas fazem essa defesa como se fosse um jogo de times, quase como se fosse uma disputa entre times do que se tivessem de fato escolhendo seus governantes, por isso, por entender como a coisa é tratada de maneira rasa, que eu acho que vai ser algo útil para a sociedade trazer à tona essa questão da conscientização e educação política”.

Quais são as principais ferramentas que você tem usado para ajudar a população a entender sobre o assunto?

“Eu tenho feito lives com convidados especialistas, professores, mestres, pesquisadores e políticos também. Tenho feito alguns programas que vão ser disponibilizados no meu canal do YouTube, e trazido a discussão através das redes sociais, essas tem sido as ferramentas que estou utilizando para levantar as questões de discussão política”.

Acredita que o Politizando pode ajudar no engajamento de minorias sociais na política?

“Acredito que nós podemos ajudar o engajamento das minorias até porque eu conheci muita gente que tem trabalhos sociais, que tem projetos sendo feitos nas comunidades e eu quero trazer essas pessoas também para o Politizando, para que todos saibam que a política está presente em todos os aspectos, em todas as áreas da vida. Então eu acredito que dá para a gente engajar sim as minorias, as comunidades e todas as pessoas que são menos ouvidas”.

Quais são os próximos passos para o projeto?

“Bem, agora a partir deste semana, de amanhã (quinta-feira, dia 3 de dezembro) vou fazer um novo formato, que vai ser uma espécie de Talk Show com transmissão ao vivo e o meu primeiro convidado para este formato será o Rodrigo Valverde (candidato a prefeito de Mogi das Cruzes em 2020 pelo Partido dos Trabalhadores). E estou ainda amadurecendo as ideias, entendendo quais os outros meios de comunicação que vamos atuar, pois eu tenho alguns convites de rádio e de alguns jornais, talvez para fazer colunas e também ser comentarista, mas eu ainda não tenho nada definido, é algo que está em construção”.

Por onde as pessoas podem acompanhar o politizando?

“Por enquanto as pessoas podem acompanhar o Politizando através das redes sociais: Andreia Diniz Oficial no Instagram, Andreia Diniz Mogi no Facebook e no YouTube”.

Gostaria de deixar um recado para os leitores do O Novo?

“Eu gostaria de convidar a todos para participarem e para divulgarem o Politizando, porque é necessário que a sociedade de fato esteja consciente do seu papel, do seu exercício de cidadania e não somente em tempos de eleição, mas durante o acompanhamento de todo o mandato, de todo o trabalho político que é feito através das pessoas que a própria sociedade elege. Então fica aqui o meu convite para que você não somente assista, como compartilhe e convide outras pessoas, para que a gente traga esse projeto cada vez mais para discussão, é desta forma que eu acredito que a gente consegue evoluir e que a gente consegue crescer”.