Entrevistas

Sesc Mogi realiza oficina sobre Meio Ambiente

A equipe do O Novo realizou uma entrevista exclusiva com a Ecóloga Sarah Cristina sobre o tema

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Sesc Mogi realiza oficina sobre Meio Ambiente

Sarah fala sobre a importância da conservação e preservação da Mata Atlântica / Foto: Adriana Ortega

O Sesc Mogi das Cruzes realizou, na última quarta-feira (1º), uma oficina sobre o Meio Ambiente, onde o assunto desenvolvido serviu para quebrar a barreira que a população sente na presença de anfíbios. A palestra foi ministrada pela Ecóloga Sarah Cristina.

O Novo: Qual a importância de realizar uma oficina como essa?

Sarah Cristina: Entendo que seja urgente tratarmos sobre a importância da conservação e preservação da Mata Atlântica, já que ela é o ecossistema mais ameaçado que temos no Brasil, restando apenas cerca de 15% do seu domínio original. Aqui na região de Mogi, temos o privilégio de contarmos com um cinturão verde, e a proximidade com a Serra do Mar, que é a área de Mata Atlântica litorânea mais expressiva e biodiversa do estado de São Paulo.

O Novo: Você acredita que o público tem uma resistência em participar de atividades como essa? 

Sarah: Com certeza, temos um desafio muito grande em cativar o público para esse grupo de animais, que há muitas gerações vem sendo tratados como bichos asquerosos e que erroneamente podem causar cegueira. Além do fato de que para algumas crenças são relacionados com o mau agouro ou até mesmo usados em rituais cruéis com os mesmos. Por isso, é preciso divulgar as informações corretas para conseguirmos vencer as barreiras do preconceito.

O Novo: Você desenvolve no Sesc Mogi sempre assuntos voltados a esse tema ou você compartilha de outras experiências?

Sarah: Aqui no Sesc Mogi, nossa equipe trabalha com diversos temas, sempre focados na educação não formal, tratando de assuntos variados como: a permacultura, a agricultura agroecológica, entre outros. Buscamos também estimular e sensibilizar o contato das infâncias com a natureza, junto aos seus familiares por meio de vivências e oficinas. 

O Novo: Por fim, já tem alguma outra oficina para ser desenvolvida? Se sim, quando? 

Sarah: Toda semana oferecemos oficinas e vivências gratuitas, tanto no Centro de Educação Ambiental (CEA) como em outros espaços que temos na unidade. Para este mês de fevereiro, teremos uma programação especial de carnaval, nos dias 18 a 21, das 9:00 às 18:00h, com várias atividades ao longo do dia. 

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.