Profissionais da Rede Municipal se reconectam com a natureza

Ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura Municipal de Guararema

Tem sido realizada em Guararema a VII Jornada da Educação, que de acordo com a Prefeitura Municipal prioriza, acima de tudo, uma formação integral e de qualidade para todos os profissionais da Rede de Ensino. Pensando nisso, foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da equipe do Meio Ambiente, a iniciativa “Inspire Paz/Expire Amor”, que ocorreu no Horto Florestal de Guararema entre a quarta-feira, dia 4, e a sexta-feira, dia 20 de novembro de 2020.

Cada evento, encontro, palestra, além das formações presenciais e online realizados pela Secretaria de Educação são projetados para atender às especificidades da rede e ampliar os conhecimentos de modo a reverberar no exercício profissional de cada envolvido e garantir o melhor atendimento aos alunos nos próximos anos. As práticas desenvolvidas permitiram uma oportunidade aos profissionais de reestabelecer uma conexão com seu próprio “Eu”, com o outro e com a Natureza.

Com o exercício da meditação, guiado pela psicopedagoga Carla Fatio, foi possível estimular um mergulho em si mesmo na busca do foco, do alinhamento, da concentração, do equilíbrio e da paz interior. Carla Fatio também compartilhou a experiência de sucesso da aplicação desta prática com grupos de alunos e colaboradores da própria Rede de Ensino, sendo uma inspiração para os participantes replicarem em suas unidades. Durante o exercício, cada equipe participante, em consenso, elegeu uma palavra que foi grafada e atrelada a uma árvore frutífera plantada pelo grupo no Horto.

Já a atividade de plantio foi orientada por Ricardo Moscatelli e Márcia Santis, que além da ação, também conduziram o grupo a uma “Imersão Verde”, caminhando pela Trilha da Nascente, espalhando conhecimento e promovendo reflexões indispensáveis para uma mudança de conduta e olhar sobre a natureza.

Durante a formação, a natureza também esteve à mesa em prol da saúde e bem estar dos educadores. Pelas mãos das nutricionistas Karina e Onília e das auxiliares de alimentação e serviços gerais Ana e Flávia, foram servidas porções de frutas para refeição.

Outro exercício realizado no dia foi a transformação de tampas plásticas em mandalas, uma atividade concreta de ressignificação, na qual foi possível extrair o melhor de cada objeto e transformar dificuldades e desafios em vitória, o que foi evidenciado.

Para concluir o encontro, a Professora Creusa Santana, conduziu o plantio de sementes de girassol, em potes reaproveitados, em uma promessa de que com a semeadura de boas ideias e práticas, a doação, a persistência e o amor exalados irão garantir a colheita de bons frutos.