Entrevistas

Câmara Estudantil de Guararema apresenta propostas de impacto para a comunidade em Sessão Ordinária

Guararema sedia a primeira Sessão Ordinária que discute impactos referentes às escolas do município em 2023 com vereadores estudantis

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 3 meses

em

Câmara Estudantil de Guararema apresenta propostas de impacto para a comunidade em Sessão Ordinária

Foto: Divulgação/PMG

A Câmara Estudantil de Guararema realizou sua 1ª Sessão Ordinária, consolidando os resultados obtidos através do Programa implementado nas escolas aderentes ao longo de 2023, a saber, o Colégio Virtude e a Escola Municipal "Presidente Getúlio Vargas". Este encontro não apenas alcançou seu objetivo primordial de promover a interação entre o Legislativo e as instituições de ensino, mas também evidenciou a compreensão dos Vereadores Estudantis sobre o papel desempenhado no contexto social guararemense.

Durante a Sessão Ordinária, os Vereadores Estudantis contribuíram significativamente apresentando diversas indicações, cujo teor será submetido à avaliação da Comissão Especial composta pelos Vereadores André Araújo, Fernando Campagnoli Benitez Braga (Fecco) e Maria de Fátima Soares Pereira de Souza (Fatinha). Uma vez avaliadas, as proposituras poderão ser encaminhadas ao Executivo Municipal para consideração.

A Sessão Ordinária na Escola Municipal "Presidente Getúlio Vargas", que aconteceu em 30 de novembro, destacou-se por propostas inovadoras apresentadas pelos Vereadores Estudantis. A Indicação nº 02/2023, de autoria do Vereador Estudantil Davi Espíndola Ramires, preconiza a reabertura do Cinema Municipal "Cine Professor Doutor Domingos Lerario", situado na área central, ressaltando sua importância cultural para a comunidade, proporcionando lazer, aprendizado e socialização, especialmente para crianças e jovens.

 

Em entrevista para o O Novo, os jovens vereadores envolvidos no projeto conceberam pontos de vista destacáveis para a pauta.

 

O Novo: Vereador Davi Espíndola Ramires, pode compartilhar mais detalhes sobre a indicação nº 02/2023 para a reabertura do Cinema Municipal? Como você enxerga a importância cultural desse espaço para a comunidade?

Davi: Eu vejo a reabertura do Cinema Municipal como um excelente entretenimento para a população, que alcança todos os públicos, desde crianças, jovens, adultos e idosos. Nosso comprometimento em levar a voz da criança e do adolescente ao legislativo se torna uma grande oportunidade de incentivo para que nós estudantes tenhamos interesse de participar e reivindicar melhorias para a nossa sociedade.

 

O Novo: Vereador Pedro Fragoso Menezes, poderia explicar melhor a proposta da Indicação nº 22/2023 sobre a conscientização dos benefícios do uso dos uniformes escolares? Como essa iniciativa pode impactar positivamente as escolas estaduais do Município?

Pedro Menezes: A proposta é explicar por que usar uniforme na escola é legal. O uniforme nos faz sentir que somos parte da escola e evita brigas por causa de roupas diferentes. Nos mantém seguros quando estamos fora da escola, porque as pessoas sabem que somos alunos. 

 

O Novo: Vereadora Manuela Rodrigues Cruz, qual é a visão por trás da sua proposta na Indicação nº 01/2023 para um Programa de Conscientização sobre Bullying e Uso Indevido de Imagem? Como espera que isso beneficie as Escolas Municipais de Guararema?

Manuela Cruz: Acredito que com a criação da Câmara Estudantil de Guararema, os munícipes se sentirão mais confiantes para se expressarem com relação às falhas detectadas por eles em nosso município, pois talvez alguns passos de distância possam entrar em contato com um dos vereadores estudantis, que porventura é seu vizinho, por exemplo. Então, por isso, acredito que com a Câmara Estudantil estamos aproximando cada vez mais os munícipes do Legislativo.

 

O Novo: Vereador Arthur Henrique de Oliveira, poderia nos contar mais sobre a Indicação nº 10/2023 para a implantação da banca literária no Boulevard Major Paula Lopes? Como essa iniciativa contribuirá para o enriquecimento cultural da cidade?

Arthur Henrique: Minha ideia é montar uma banca com alguns livros na primeira sexta-feira de todo mês, das seis e meia da tarde até às oito e meia da noite, para fazer troca de livro com as pessoas. Uma pessoa leva um livro que já leu e troca por outro livro que achar interessante e assim por diante. A leitura é muito importante para todos nós, então acho que será de muito enriquecimento para a cultura da cidade, e assim irá incentivar a leitura.

Em síntese, a 1ª Sessão Ordinária da recém-criada Câmara Estudantil de Guararema representa um marco significativo na promoção da interação entre o Legislativo e as instituições de ensino, com destaque para o Colégio Virtude e a Escola Municipal "Presidente Getúlio Vargas". Os resultados obtidos ao longo de 2023, por meio do Programa implementado, não apenas alcançaram o objetivo primordial de fortalecer os laços entre os estudantes e os representantes políticos, mas também evidenciaram a compreensão dos Vereadores Estudantis sobre o papel desempenhado no contexto social guararemense.

Dessa forma, a Sessão Ordinária da Câmara Estudantil não apenas consolidou os resultados do Programa implementado, mas também evidenciou o comprometimento dos Vereadores Estudantis em abordar questões relevantes para a comunidade, promovendo uma participação ativa dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e culturalmente rica em Guararema.