Entrevistas

Em comemoração ao aniversário de Santos, navios da Marinha são abertos para visitação

A equipe do O Novo esteve presente no evento e realizou uma entrevista com o Capitão dos Portos de São Paulo, Robledo de Lemos Costa e Sá, onde ele contou sobre os preparativos e importância da visitação

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Em comemoração ao aniversário de Santos, navios da Marinha são abertos para visitação

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Em comemoração ao 477º aniversário da Cidade de Santos, localizado no litoral paulista, quatro navios da Esquadra Brasileira da Marinha do Brasil, que realiza a Operação “Aspirantex/2023” e que faz exercícios de caráter militar, treinamento das tripulações e a familiarização dos aspirantes da Escola Naval com a vida no mar e as tradições da corporação, estiveram, neste último domingo (29), presentes no Porto de Santos, permitindo visitação gratuita para turistas e moradores da região. O evento ocorreu das 9h às 17h, no Cais da Marinha, sede da Capitania dos Portos de São Paulo.

A equipe do O Novo esteve presente no evento e realizou uma entrevista com o Capitão dos Portos de São Paulo, Robledo de Lemos Costa e Sá, onde ele contou sobre os preparativos para promover a visitação. “A Capitania dos Portos reportou para a Esquadra Brasileira, no Rio de Janeiro, que a cidade de Santos estaria comemorando o seu aniversário. Fruto dessa informação, a Esquadra decidiu alterar sua programação para que ela pudesse estar presente neste final de semana e assim participar das comemorações.”

Além disso, ele aproveitou para destacar também a importância do momento. “Os navios da Marinha são embaixadas itinerantes, nós levamos a bandeira brasileira para vários lugares do mundo, e quando estamos operando em águas nacionais, é importante que a nossa populção, povo brasileiro, conheça as atividades que a Marinha realiza além do horizonte.” Dito isso, ele complementa dizendo que o objetivo principal do evento é mostrar à sociedade todas as atividades que são realizadas a bordo, os preparos e também as dificuldades diárias. 

“A interação com a tripulação é muito válida, porque as pessoas vão poder acompanhar como é o dia a dia do navio, os equipamentos que o mesmo dispõe, além de entender a capacidade de atuação no mar. Ou seja, compartilhar das aventuras que os marinheiros trazem de suas viagens e também de suas rotinas durante as operações”, ressalta o Capitão.

Durante a conversa, houve também a questão levantada sobre se teria um público que ficasse mais interessado no evento. Para o Capitão Robledo, as crianças gostam e se identificam com as atividades. No entanto, a população, de um modo geral, “tem uma simpátia pela sua Marinha e pelas ações que conduzem.”

Arrecadação de alimentos

Para ajudar entidades assistenciais, o evento de visitação contou com a colaboração do público para doar 1kg de alimento não perecível. Todos os itens puderam ser entregues nos diversos pontos de coleta instalados no Cais da Marinha. De acordo com o Capitão, o prazo para distribuição nas assistências será ainda nesta semana.

Por fim, mais de 10 mil pessoas estiveram presentes na visitação.

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.