Economia

Balanço da Black Friday 2021 gera expectativas no setor comercial

Especulação dos resultados das vendas de Natal giram em torno de 7% e 8%; comerciantes estão bastante animados com os resultados da Black Friday

Fabrício Mello

Publicado

há 3 anos

em

Balanço da Black Friday 2021 gera expectativas no setor comercial

Fim de ano já movimenta comércio de Mogi / Foto: DComercio

A Black Friday 2021, realizada no dia 26 de novembro, apresentou uma melhora significativa no setor comercial. Segundo a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o aumento nas vendas foi 7% superior ao mesmo período do ano passado, entretanto, foi 3% inferior às vendas de 2019.

Os setores mais buscados pela população foram os de vestuário, calçados, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. O pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário é outro fator que corresponde a esse aumento de vendas.

“Este ano, diferentemente de 2020, o comércio está trabalhando com sua capacidade máxima e a maior parte da população está vacinada, o que aumenta a confiança tanto dos consumidores quanto dos comerciantes'', explica a presidente da ACMC, Fádua Sleiman. 

A Black Friday também serve como um “termômetro” para as vendas de final de ano. Baseado nos resultados da data, é possível estimar como o comércio vai reagir em relação às compras de Natal. De acordo com a Associação, as vendas devem crescer entre 7% e 8% em relação ao mesmo período de 2020. 
 
Para o mês de dezembro, estima-se que as lojas mais procuradas sigam a tradição, ou seja, ganharão destaque nessa época os setores de vestuário, brinquedos e supermercados, esse último devido à busca pelos itens da ceia de Natal.