Vanessa Noronha

Programas e Laudos Técnicos: finalidades e diferenças

Vanessa Noronha

Publicado

há 2 anos

em

Programas e Laudos Técnicos: finalidades e diferenças

Reprodução

A aproximação da entrada em vigor de obrigatoriedades sobre Saúde e Segurança do Trabalho – SST no E-Social intensifica as dúvidas por parte dos contadores, empresas e prestadores de serviços. Pelo calendário de implantação estabelecido pelo governo, as empresas com faturamento abaixo de R$ 78 milhões (ou seja, o grupo mais significativo de PJs) devem alimentar a plataforma digital a partir de 10/01/22.

Uma das dúvidas mais frequentes é quanto à implantação e diferenças entre os relevantes programas: PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (que em 2022 será substituído pelo PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos) e PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O PPRA, que trata das questões de riscos de acidentes e danos à saúde do trabalhador com base na NR 09, enquanto o PCMSO, que dispõe sobre o planejamento de saúde ocupacional (exames clínicos, periódicos etc), está previsto na NR 07.

O PPRA é elaborado e assinado pelo profissional de Segurança do Trabalho mediante visita à empresa para levantar riscos, funções, dentre outras informações, e serve de base do PCMSO e do LTCAT, sendo que este último é um laudo técnico das condições do ambiente de trabalho regulamentado pelo Decreto INSS 3048/99. O LTCAT é preparado com base em medições realizadas por meio de aparelhos devidamente calibrados, por exemplo, decibelímetro.

Por sua vez, o PCMSO é elaborado por médico do trabalho com base no conteúdo do PPRA. Dessa forma, para existir o PCMSO é necessário se pautar nos riscos e demais informações do PPRA. E o LTCAT, por se tratar de laudo de riscos (ruídos, químicos, biológicos, calor etc), também tem como ponto de partida o previsto no PPRA.

Para mais informações, segue o link das palestras do 1º Simpósio sobre SST no E-Social organizado recentemente pela C-TAP Guararema em conjunto com ACE - Associação Comercial e Empresarial e Jornal O Novo: https://youtu.be/fApBur603aI
 
 
Dra. Vanessa de Cássia Noronha Leite, advogada, pós-graduada em Direito do Trabalho, diretora da C-TAP Guararema Consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho, presidente da APAE Guararema.