Daniel Ruziska

Vigiai e orai

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação  (Mateus 26:41)

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 2 anos

em

Vigiai e orai

Divulgação

Estamos chegando ao final de mais um ano, já é dezembro de 2021. Creio que não preciso dizer aqui que este ano todo foi fora dos padrões em que estávamos acostumados a viver e que nos trouxe desafios em todas as áreas de nossas vidas e que nem mesmo sonhávamos em viver. Fomos envolvidos e pronto. Não deu para fugirmos, para deixarmos para depois. A hora é agora. Estamos em estado de emergência, de urgência. Estamos dispersos, isolados. 

Queridos, estamos passando por todas essas angústias desde o início de 2019. Fomos assustados com uma notícia urgente, uma praga, uma peste inesperada. Nossos padrões foram revirados; fomos afrontados por medidas sanitárias arbitrárias. Por ordens absurdas de autoridades desinformadas e tomando decisões precipitadas, subjugando o povo.     As pessoas em geral sofreram pressões que as obrigaram a mudar seus padrões, seus comportamentos e hábitos.

Algumas emoções, que antes estavam camufladas pelo ativismo, pelos dias recheados de tarefas, que muitas vezes eram empurradas para debaixo do tapete, agora se manifestam em nossas vidas de forma, por vezes, assombrosas e assustadoras.   Estão acontecendo coisas que até então desconhecíamos. 

Temos percebido reações em pessoas muito adversas e fora dos padrões normais. Nossos sentimentos de afeto estão à flor da pele; e esse é um campo no qual é necessário vigiarmos sistematicamente, para não nos afrontarmos uns com os outros. E, o mais preocupante, é não afrontarmos ao Senhor. Devemos vigiar para não nos desentendermos com as pessoas que amamos e estão ao nosso redor e, finalmente, para nós mesmos não entrarmos em colapso. 

Prestem atenção no que o Senhor Jesus nos fala aqui nesta palavra: “Vigiai e orai”. Queridos, como é difícil orar. Já prestaram atenção nisso? Falar de oração é fácil, formar um grupo de oração, organizar uma vigília. Mas orar, de fato, não é fácil. Temos uma enorme dificuldade para orar. E olha, sem medo de errar, é a oração que move o coração de Deus para as coisas, para os fatos que desejamos em nossas vidas. 
 
Por isso, tudo o que vamos fazer, precisamos primeiro gerar em oração, falar com Deus.  Precisamos estar atentos a isso. Muitas vezes não temos esses cuidados, e negligenciamos. Não oramos, não nos lembramos disso e da sua importância no Reino espiritual.    

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.