Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes é contemplada pelo Programa Praça da Cidadania 

No local, população terá acesso a esporte e lazer, além de cursos profissionalizantes e serviços de cidadania

Vania Sousa

Publicado

há 2 anos

em

Mogi das Cruzes é contemplada pelo Programa Praça da Cidadania 

Divulgação

Mogi das Cruzes foi contemplada nesta sexta-feira (10) com a implantação do Programa Praça da Cidadania, que será instalada em Jundiapeba. O anúncio foi feito ontem pelo governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a presença do prefeito Caio Cunha (Podemos) e de outras autoridades. 

Na ocasião, Doria assinou novos convênios com seis municípios, entre eles Mogi. Com investimento médio de R$ 4 milhões em cada unidade, a iniciativa do Governo de SP busca a redução da vulnerabilidade social por meio da implementação de espaços destinados a lazer, esporte e qualificação profissional. Ao todo, serão beneficiadas as cidades de Diadema, Mauá, São Bernardo do Campo, Embu das Artes e Mogi das Cruzes, localizadas na Grande SP, além de Ribeirão Preto, no interior do Estado.

“A Praça da Cidadania não é apenas a praça do lazer, do esporte e da convivência. É a praça que dá a oportunidade da formação profissional para garantir o futuro. A oportunidade do emprego é o que o Governo de SP incluiu, de maneira enfática, dentro das praças. Isso é respeito pela cidadania e pelas pessoas”, ressaltou Doria.

As Praças são equipamentos fundamentais para promover a cidadania, inclusão social e qualificação profissional nos territórios vulneráveis, estimulando a geração de emprego e renda, o empreendedorismo e a autonomia financeira da população. Além disso, no local, são ofertados serviços do Centro de Integração e Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, e do Banco do Povo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Programa

O programa oferece mais de 20 cursos profissionalizantes, desenvolvidos pelo Fundo Social de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza. As vagas são ofertadas em seis áreas diferentes: beleza e bem-estar, moda e arte, gastronomia, informática, construção civil e administração.

A iniciativa ainda contempla a implantação de áreas voltadas para esportes, lazer e convivência comunitária. Cada unidade poderá contar, dependendo do projeto, com academia ao ar livre, pista de caminhada e corrida, quadra poliesportiva, quadra de futebol society, quadra de basquete de rua (3×3), área de jogos, parquinho infantil, arena ao ar livre, jardim de chuva e horta comunitária.

“Trazer esse programa para nossa cidade significa trazer mais oportunidades, qualificação profissional, inovação e lazer, com uma área esportiva planejada para garantir saúde e qualidade de vida aos mogianos. O nosso agradecimento ao Governo do Estado de São Paulo pela parceria e ao Claudio, secretário de Planejamento e Urbanismo, por articular esse encontro”, disse o prefeito de Mogi.