Daniel Ruziska

O padrasto de Jesus

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 10 meses

em

O padrasto de Jesus

Foto: Getty Images

 

Todos nós que cremos na Bíblia como sendo a Palavra de Deus, sabemos que o Senhor Jesus Cristo foi gerado pelo Espírito Santo. Lucas 1, 28.31-35: E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.  Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

 

Logo, se Jesus Cristo foi gerado pelo Espírito Santo, José não foi o seu pai biológico e sim o seu padrasto. Veja em que situação difícil José foi provado por Deus. Recebeu a notícia de que sua noiva estava grávida sem ter se relacionado intimamente com ela.

 

Para Maria, o Anjo do Senhor apareceu pessoalmente para anunciar a sua concepção, como lemos acima em Lucas 1, 28. Mas, para José, o anjo apareceu em um sonho para lhe dizer o que estava acontecendo com Maria. Mateus 1,18-20: Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, por tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.

 

Se isso ocorresse nos dias de hoje, quantas dúvidas subiriam ao coração do anunciado, não é mesmo? Mas, José acreditou. Ele foi escolhido para amparar o Filho de Deus na terra. José ouviu e obedeceu a voz do Anjo do Senhor, casou-se e protegeu Maria e seu filho. Se tornando o modelo de homem de Deus que todos deveríamos ser.

No momento de perseguição e matança das crianças por Herodes, José recebeu ordens por sonhos do Anjo e fugiu para o Egito. Após a morte de Herodes, o Anjo anuncia e José volta para Israel com sua família. José, em sua função de esposo, padrasto e pai, obedece a todas as ordens em silêncio e com precisão.

 

A Bíblia não fala da sua vida e morte, mas deixa claro o modelo de homem e cristão exemplar. Aquele que ouve a voz de Deus e obedece sem murmurar, e que ainda no momento de aparecer, desaparece sem levar nenhum mérito ou honra. Toda honra e glória foi dada a Jesus Cristo, o Filho de Deus. Seja um cristão autêntico, seja um José em todas as suas atitudes.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.