Daniel Ruziska

A Videira e os Ramos

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 4 anos

em

A Videira e os Ramos

JOÃO 15:1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e tudo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós.

Este é o relacionamento que temos com Cristo e a nossa dependência Dele. Jesus Cristo é a Videira Verdadeira e nós os ramos da videira. Jesus é o corpo e nós os membros do corpo. Deus Pai é o dono da Videira é ele que cuida da Videira, que poda a Videira para que seus ramos frutifiquem, produzam cachos de uva.

Na videira existem dois tipos de ramos: os produtivos e os improdutivos, o dono da videira o agricultor conhece os dois tipos e ele corta o ramo improdutivo e limpa o produtivo para que de mais frutos. Jesus aqui está falando com agricultores e usando uma linguagem que eles entendem bem para dar o exemplo de como é o reino de Deus. Traduzindo para a linguagem do reino de Deus existem dois tipos de pessoas: aquele que crê em Deus, em Jesus e divulga isso para outras pessoas (ramo produtivo) e aquele que não crê e nem quer ouvir para aprender a crer (ramo improdutivo).

Que tipo de pessoa (ramo) é você hoje no Reino de Deus?

O agricultor se agrada dos ramos produtivos e cuida deles para que produzam mais frutos, porém dos ramos improdutivos ele não se agrada, logo então ele poda, ele os corta da videira para que eles não atrapalhem os demais ramos de frutificar. É a poda das plantas que é realizada todo ano.

Jesus Cristo quer cuidar de você, limpar você como um ramo produtivo para que você possa dar frutos na Videira, dar frutos no seu Reino de Deus que é a Videira. Precisamos apresentar para as pessoas a Videira Verdadeira que é Jesus para que aqueles que não estiverem produzindo e queiram produzir na Videira Verdadeira sejam enxertados nela.

Jesus Cristo veio para os Judeus e os Judeus o rejeitaram. Logo então Ele se manifestou a nós Gentios (não Judeus) e quando recebemos Jesus em nossos corações somos enxertados na Videira Verdadeira que é Jesus. Somos ramos enxertados na Videira Verdadeira que produziremos frutos.

Mas Deus Pai como o dono da Videira sabe quais ramos produzem e quais não produzem. E os que não produzem ele corta, não fazem parte da Videira secarão e serão queimados. Em nossa linguagem diária ser separado de Jesus e ser queimado significa perder a Salvação, significa ser lançado no fogo eterno onde haverá choro, gritos e ranger dentes. A Bíblia em Mateus 13:42 nos mostra isso claramente.

Você gostaria de ser salvo? De ser enxertado como ramo em Jesus Cristo?

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.