Educomunicando
Projetos com Mídias e Tecnologias
Aluna em suas produções digitais para um projeto voltado ao meio ambiente, desenvolvido pela professora Suéller

Na era da informação e da conectividade, trabalhar com projetos que envolvem mídias e tecnologias é muito mais do que acompanhar tendências: é uma necessidade para a formação de sujeitos críticos, criativos e engajados com a realidade. Sob o viés da Educomunicação, tais iniciativas promovem não apenas a apropriação técnica das ferramentas digitais, mas também o diálogo, a expressão, o protagonismo e a construção coletiva do saber.
Essas práticas possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos múltiplos: dos aspectos cognitivos, que estimulam o pensamento lógico, a argumentação e a resolução de problemas, aos saberes mediados pelas tecnologias digitais e mídias — como leitura crítica, produção de conteúdos, ética no uso da informação e colaboração em ambientes digitais.
Ao integrar temas transversais — como ética, diversidade, meio ambiente e cidadania — os projetos educomunicativos também se alinham às dez competências gerais da BNCC. Eles promovem o pensamento científico, o repertório cultural, o uso responsável da tecnologia, a empatia, a responsabilidade e o protagonismo social, de forma interdisciplinar e contextualizada.
Mais do que isso, essas experiências convergem de forma poderosa com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), fortalecendo o papel da escola como espaço de transformação social. Projetos que discutem igualdade de gênero, preservação ambiental, saúde e bem-estar, por exemplo, tornam-se pontes entre os saberes escolares e a vivência cidadã.
Portanto, incorporar mídias e tecnologias com intencionalidade pedagógica é abrir caminhos para uma educação conectada com o presente, comprometida com o futuro e capaz de formar cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel no mundo.