Ciência e Saúde

Vacina chinesa em parceria com Instituto Butantan tem resultados positivos

Testes geraram resultados significativos nos voluntários

Larissa Carolina

Publicado

há 4 anos

em

Vacina chinesa em parceria com Instituto Butantan tem resultados positivos

Reprodução

Testes geraram resultados significativos nos voluntários

No último sábado (26), o governador de São Paulo, João Dória, veio a público para dizer que a vacina Chinesa que estão produzindo contra o  coronavírus é segura.  Além disso, ele também falou que se tudo der certo, ela pode estar disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) em Dezembro. 

A vacina que ainda está em período de testes, se encontra na sua terceira fase  no Brasil, sendo testada desde Julho. Os testes estão sendo realizados em centros de pesquisas em vários estados do país, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal, em mais de 9 mil voluntários. O custo do teste da vacina é de  85 milhões e são cobridos pelo governo de São Paulo. 

De acordo com informações do próprio governador de São Paulo, a vacina é inativa, e quando a pessoa já está com a vacina aplicada no corpo, o sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra o causador da Covid-19. ''Nos idosos, que são pessoas pertencentes ao grupo de risco, com idade acima dos 60 anos, a vacina chegou a até 98% de eficiência'', diz João Dória. Ele conta ainda que os resultados tem sido muito bons, e que desde o dia de início dos testes, nenhuma pessoa se queixa de alguma reação contrária. Diz ainda que caso o Instituto Butantan receba recursos do Governo Federal através do Ministério de Saúde, teremos quantidades maiores da vacina Chinesa, e assim imunizar mais pessoas.

Atualização- 01/10 (12:45)

Ontem (30), em coletiva de imprensa, João Dória fez o anúncio de que assinou um contrato com o laboratório chinês Sinovac para o recebimento de 46 milhões de doses da vacina. Relatou ainda que os profissionais de saúde serão os primeiros a tomarem as vacinas, tendo início em 15 de dezembro. Médicos, enfermeiros e profissionais de saúde em geral terão acesso a vacina.