Ciência e Saúde

Outubro Rosa destaca a importância do autocuidado e da prevenção

Movimento é para conscientização da sociedade para o controle do câncer de mama

Larissa Carolina

Publicado

há 3 anos

em

Outubro Rosa destaca a importância do autocuidado e da prevenção

Mariana Gonçales

Movimento é para conscientização da sociedade para o controle do câncer de mama

O outubro Rosa teve início na década de 1990, a data vem sendo celebrada todos os anos, para promover e fazer com que as pessoas se previnam, e ajudem na conscientização. O nome é uma representação do símbolo criado pela fundação Susan G. Komen (maior organização de câncer de mama do mundo), que foi distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, que foi realizada em Nova York.

Prevenção

Antes de falar diretamente da doença, é importante alertar as pessoas sobre a forma correta de se prevenir dela. Fazem parte da prevenção o controle de riscos conhecidos e práticas que podem ajudar no cuidado. Uma das melhores formas de prevenção é por meio da alimentação correta, nutrição, atividades físicas e gordura corporal. A prática das atividades físicas, uma alimentação mais saudável, e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, e a amamentação, são fatores que auxiliam.

Fatores de risco

Assim como é importante alertar sobre os fatores que ajudam na prevenção, é importante definir também quais são os fatores de risco da doença. Na realidade, a doença não é causada por um único fator, mas tem alguns aspectos que é importante prestar atenção, como: idade, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores comportamentais e ambientais, e fatores genéticos ou hereditários, influenciam na doença. Além disso, mulheres que são mais velhas, especialmente acima dos 50 anos de idade, tem um risco maior de desenvolver câncer de mama, tornando a prevenção ainda mais importante.

Sintomas

— Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor;

— Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

— Alterações no mamilo;

— Pequenos módulos na região em baixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

— Saída espontânea de líquido dos mamilos

A primeira e mais relevante forma de tratamento é o conhecimento da doença, por isso é de extrema importância que em caso de possuir alguns dos sintomas, ir rapidamente consultar um médico.