parque do lafo Guararema -  Banner728x90 Parque do lafo Guararema Mobile 320x50

Mogi das Cruzes

Operação Natal de Segurança reforça policiamento em Mogi das Cruzes a partir de quinta-feira

Ação da Prefeitura amplia presença da Guarda Civil Municipal, integra forças policiais e ativa monitoramento por câmeras para proteger consumidores durante o período de fim de ano

Sara Virginia

Publicado

há 1 hora

em

Operação Natal de Segurança reforça policiamento em Mogi das Cruzes a partir de quinta-feira

Divulgação PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia na próxima quinta-feira (5) a Operação Natal de Segurança, que vai reforçar todo o aparato de segurança na cidade durante o período de maior movimentação de pessoas e dinheiro, impulsionado pelo pagamento do 13º salário e pelas compras de Natal. A iniciativa tem como principais objetivos coibir a criminalidade e ampliar a sensação de segurança da população.

A operação foi definida em reunião realizada no dia 17 de novembro pelo secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, com representantes das Polícias Militar e Civil. O encontro estabeleceu ações conjuntas entre Prefeitura, Guarda Civil Municipal (GCM) e as forças policiais, fortalecendo o trabalho integrado no combate aos crimes neste período estratégico do calendário.

Como parte do reforço, o efetivo da Guarda Civil Municipal nas ruas será ampliado entre 50% e 100%, conforme a necessidade de cada região da cidade. A ampliação acontece por meio da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC), programa lançado em setembro pela prefeita Mara Bertaiolli, que permite aos GCMs atuarem por até 8 horas extras nos períodos de folga, com limite de dez diárias por mês.

Atualmente, Mogi das Cruzes conta com 298 Guardas Civis Municipais, que atuam no patrulhamento urbano, além de grupamentos específicos como Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural, Ronda Escolar e Patrulha Ambiental.

Outro pilar da operação é o Smart Mogi, sistema de monitoramento por câmeras integrado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. A cidade possui 658 câmeras instaladas, sendo 210 com reconhecimento facial e 448 com leitura de placas de veículos, posicionadas em pontos estratégicos.

De acordo com o secretário Gilberto Ito, os investimentos já refletem em resultados positivos. “Todos os investimentos feitos em segurança este ano pela Prefeitura têm gerado ótimos resultados. Tivemos, pelo quarto mês consecutivo, queda em vários tipos de crime”, destacou.

A população pode acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia a partir do Centro de Operações Integradas (COI).

banner-onovo

Sou uma profissional de alta performance com habilidades em comunicação e gerenciamento de processos. Versátil e dedicada, encaro desafios com paixão. Minha formação em Gerenciamento de Processos me especializou em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Atualmente, atuo como jornalista digital deste portal, produzindo conteúdo e gerenciando suas redes sociais. Além da carreira, sou casada e mãe de dois meninos.

EVVE BANNER