Ciência e Saúde

Doença mão-pé-boca é mais comum em crianças, diz especialista

A doença de fácil contágio costuma aparecer nas épocas mais frias do ano, de acordo com o pediatra Mário Silveira

Júlia Andrade

Publicado

há 2 anos

em

Doença mão-pé-boca é mais comum em crianças, diz especialista

Arquivo Pessoal

A chamada mão-pé-boca é uma doença altamente contagiosa, que causa feridas na boca e erupções nas mãos e pés. Ela é causada pelos vírus do grupo coxsackie, que podem ser transmitidos de pessoa para pessoa ou por meio de alimentos ou objetos contaminados.

De acordo com o pediatra e coordenador da UTI Neonatal do Hospital HSANP, Mário Silveira, a doença tende a aparecer em crianças nas épocas mais frias do ano. “É uma doença predominante em crianças menores de cinco anos, porém pode acometer adultos”, pontuou. “Também é mais comum em períodos frios, quando as crianças ficam mais próximas, facilitando a transmissão”, concluiu o especialista.

O filho de dois anos da assistente de diretoria Sara Virgínia apresentou sintomas da doença há cerca de duas semanas. A princípio, por não conhecer o vírus, a assistente acreditou  tratar-se de catapora ou da picada de algum inseto. No entanto, ao chegar ao hospital, foi constatada a doença mão-pé-boca.

“Os primeiros sintomas foram febre e falta de apetite, depois ele já apresentou algumas feridinhas no corpo e coceira”, explicou Sara. A criança já tratou a doença, mas segue cuidando das feridas.

Segundo o pediatra Silveira, a doença é uma virose e, como forma de prevenção, o melhor a se fazer é evitar o contato com a pessoa contaminada e lavar sempre as mãos.