Ciência e Saúde

Mogianos devem tomar 2ª e 3ª doses

Há vagas para o período noturno neste sábado; duas pessoas morreram da doença nas últimas 24 horas 

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Mogianos devem tomar 2ª e 3ª doses

Divulgação

Os mogianos que ainda não estão imunizados contra a Covid-19 podem agendar sua aplicação de primeira, segunda e terceira doses a qualquer momento. Há vagas para o período noturno no sábado (27) no www.cliquevacina.com.br , além de vários dias e horários na próxima semana.

A imunização completa é a única forma de aumentar a proteção contra a doença, já que muitos países estão com uma nova onda da Covid-19.

Desde a semana passada, a terceira dose está liberada para todos os adultos acima de 18 anos, bastando acompanhar o prazo de cinco meses após a aplicação da segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde mantém estoques atualizados e a disponibilidade permanente de vagas para todos os mogianos interessados.

Quem tiver dúvidas sobre o agendamento pode ligar para o telefone do SIS 160. A equipe também está ligando para munícipes que, segundo o cadastro, estão com doses pendentes. 

Confirma novos intervalos para aplicação: 2ª dose: Coronavac: 15 dias; Pfizer: 21 dias; Astrazeneca: 8 semanas; 3ª dose: Coronavac, Astrazeneca e Pfizer: 5 meses após a 2ª dose; exceto Janssen. Quem tomou a 1ª dose da Janssen precisa aguardar o Governo Estadual encaminhar um novo lote do imunizante, já que as duas doses precisam ser do mesmo fabricante. 

Guararema

Até o dia 19 de novembro, Guararema havia registrado 24.595 pessoas vacinadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou dose única. Isso corresponde a 80% da população de todas as idades , estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A cidade também informou que toda a população adulta já pode tomar a dose adicional da vacina. A medida vale para as duas doses até 19 de junho (tempo reduzido para cinco meses), conforme determinação do Plano Estadual de Imunização (PNI). 

Dois óbitos

A região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê registrou, nesta sexta-feira (26), dois óbitos em decorrência da Covid-19. As mortes ocorreram nos municípios de Itaquaquecetuba - uma mulher de 68 anos - e Mogi das Cruzes - um homem de 73 anos nas últimas 24 horas.

De acordo com a atualização das vigilâncias epidemiológicas dos municípios, as 10 cidades somam 139.980 pessoas que foram infectadas, sendo que 121.375 estão recuperadas e 5.644 faleceram.