Alto Tietê

Guti quer estimular a economia

Prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, foi eleito presidente do Condemat e tomará posse no dia 3 de janeiro de 2022; saiba quais suas prioridades na entrevista ao O Novo

Júlia Andrade

Publicado

há 2 anos

em

Guti quer estimular a economia

Prefeito de Guarulhos, Guti disse que espera uma retomada econômica e o fim da pandemia em 2022 / Divulgação

Os membros do Condemat - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê elegeram o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti, como presidente do Consórcio para o ano de 2022. A posse acontecerá no dia 3 de janeiro e Guti substituirá o atual presidente, Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano.

Formado em Direito pela FAAP e pós-graduado em Direito Administrativo pela PUC, Guti foi vereador por dois mandatos e eleito prefeito de Guarulhos em 2016, sendo o político mais jovem a assumir a administração da cidade, aos 31 anos de idade.

Em resposta ao O Novo, o presidente eleito do Condemat falou sobre as expectativas e planos para 2022, analisou as necessidades da região do Alto Tietê e a atuação do consórcio na pandemia, no que diz respeito às vacinas. Leia detalhes na matéria abaixo.

O Novo: Quais as principais necessidades do Alto Tietê atualmente?

Guti: Nossa região é muito ampla, cada município tem suas particularidades, porém todos compartilham de necessidades comuns, sobretudo neste período em que estamos vivenciando a desaceleração da economia e alta no desemprego. Neste momento, considero o fomento à economia uma das principais necessidades para a região, por isso, uma das minhas prioridades será a realização de estudos para a criação da Agência de Desenvolvimento do Alto Tietê, que servirá como estímulo ao desenvolvimento econômico da região, com planejamento estratégico para a captação de novas empresas e para termos um diálogo mais próximo com as que já estão instaladas. Isso será determinante para a geração de emprego e renda para a população. É importante destacar as demais demandas regionais nas áreas da Saúde e infraestrutura, que já contam com articulação e trabalho do Conselho de Prefeitos do Condemat junto ao Governo do Estado. Vamos continuar trabalhando com prioridade pela implantação de uma alça de saída do Rodoanel, na SP-66; a ampliação da oferta regional dos serviços de hemodiálise; ampliação dos leitos de Traumato-Ortopedia; o funcionamento do Hospital das Clínicas de Suzano de portas abertas para a região; e pela implantação de um Hospital Veterinário Regional.

O Novo: Como você define o papel do Condemat na intermediação entre as prefeituras do Alto Tietê e o Estado no quesito vacinas?

Guti: O Condemat foi fundamental para o avanço da vacinação nos municípios, com discussões recorrentes entre os membros da Câmara Técnica de Saúde, que trocaram experiências para que as campanhas fossem bem-sucedidas. Além disso, foi muito importante a atuação dos técnicos na identificação de falta de imunizantes para determinados grupos e na cobrança ao Governo do Estado para a cobertura vacinal de 100% deste público.

O Novo: Quais são as expectativas para 2022?­

Guti: Estes dois últimos anos foram desafiadores para todos nós. A expectativa é que, no próximo ano, possamos retomar a economia de forma segura e gradativa e que possamos, de fato, superar a pandemia. De qualquer forma, sabemos que não será um ano fácil e teremos muito trabalho pela frente.

O Novo: Sobre seu futuro político, você já pensa em quem vai apoiar ou se vai sair deputado?

Guti: Sou prefeito de Guarulhos até o final de 2024. Vou exercer meu mandato até o último dia.