Alto Tietê

Cidades do Alto Tietê suspendem Carnaval em 2022 por causa da Covid

Ao todo, 9 dos 10 municípios da região também decidiram cancelar a realização da festa

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Cidades do Alto Tietê suspendem Carnaval em 2022 por causa da Covid

Divulgação

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) informou nesta quinta-feira (25) que 9 das 10 cidades da região tomaram a decisão de não realizar o Carnaval em 2022. O objetivo é manter sob controle os indicadores da Covid-19. Sendo assim, estão descartados os desfiles e blocos de rua – eventos que geram grande concentração de pessoas – em Mogi das Cruzes, Suzano, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Salesópolis e Santa Isabel. Somente Itaquaquecetuba ainda não decidiu sobre o evento. A maioria das cidades também vai manter a recomendação do uso de máscaras ao ar livre até o final do ano/início de janeiro.

Na segunda-feira (22), o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), confirmou, por meio de suas redes sociais, o cancelamento do Carnaval 2022 na cidade. Em um primeiro momento, Caio Cunha respondeu a comentários de internautas sobre o Carnaval 2022, falando sobre a suspensão. Mais tarde, em nota, a Secretaria Municipal de Cultura informou, oficialmente, que as comemorações não seriam realizadas. Ainda no mesmo dia, o chefe do Executivo escreveu em suas redes sociais, detalhando sobre o motivo da decisão.

“Estamos em um momento de retomada. É uma nova fase, após o período mais difícil da pandemia. Por isso, priorizando principalmente a saúde e a segurança da população, Mogi não terá Carnaval em 2022. Não estamos no momento de direcionar recursos financeiros para essa comemoração. Além disso, os festejos atraem muitos foliões, inclusive de outras cidades, o que poderia influenciar negativamente o avanço que tivemos no controle da pandemia,” explicou o prefeito.

O prefeito de Suzano e presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi (PR), fez o anúncio no dia 19 de novembro, durante coletiva de imprensa na abertura do I Congresso de Gestão Pública do Alto Tietê. A decisão foi tomada em conjunto, após um estudo realizado pela Secretaria de Saúde e Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. Em Suzano, o desfile das escolas de samba não acontece desde 2017.

“Não podemos desconsiderar os indicadores da doença. A situação atual é muito melhor do que a de meses atrás, mas ainda assim continua preocupante. Na primeira quinzena de novembro, por exemplo, o Alto Tietê registrou alta de 54,7% no número de casos em comparação com a última quinzena de outubro. Portanto, cautela é essencial para evitar a necessidade de medidas mais drásticas”, argumentou o presidente do consórcio.

Poá também descartou a possibilidade do evento. Guararema, conhecida na região pelo seu carnaval de rua, também decidiu por não realizar o evento em 2022. 

Uso de máscaras

Até o momento, apenas Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba e Poá anunciaram que vão acompanhar o Estado na flexibilização do uso de máscaras, que vai ocorrer a partir de 1º de dezembro. Já nas demais cidades do Condemat, a máscara continuará a ser recomendada e obrigatória. (Fontes: PMMC/Condemat).