Vanessa Noronha

Implantação em 2021 do eSocial para o SST

Vanessa Noronha

Publicado

há 2 anos

em

Implantação em 2021 do eSocial para o SST

Reprodução/Internet

Em 8 de junho de 2021 iniciaria o eSocial para o SST, porém essa data foi adiada para que a versão S-10 esteja totalmente pronta. A mudança foi necessária para reprogramar a versão S-10 de acordo com ajustes do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

O novo cronograma e calendário foi determinado pela PORTARIA CONJUNTA SEPRT/RFB/ME Nº 71, DE 29 DE JUNHO DE 2021, porém manteve-se para esse ano, sendo certo o início para outubro. Esse calendário foi dividido em 4 grupos, sendo o primeiro grupo em 13 de outubro para as empresas com faturamento anual (em 2016) superior a R$78 milhões.

O segundo e terceiro grupo ficaram para implantação em 10 de janeiro de 2022, sendo o segundo grupo as empresas com faturamento anual (em 2016) de até R$78 milhões, exceto empregadores que se encaixam no grupo 3 e o terceiro grupo para empregadores pessoa física (exceto doméstico) optantes pelo SIMPLES, produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos. Por fim o quarto grupo a implantação será 11 de julho de 2022 para os órgãos públicos e organizações internacionais.

Lembrando que os eventos a serem enviados são: S-2210(comunicação de Acidente de Trabalho), S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho). Com a obrigatoriedade e tendo em vista o prazo previsto para início do mês de outubro, é importante que as empresas se programem para se adequarem às novas exigências, pois logo o eSocial para o SST será uma realidade.