Conexão Esportiva

Copa Santo Amaro movimenta o hipismo paulista

Pedro Rebouças

Publicado

há 3 anos

em

Copa Santo Amaro movimenta o hipismo paulista

LC Ruas

O Clube Hípico de Santo Amaro está recebendo esta semana a nona etapa da Copa Santo Amaro de Salto 2021. A competição, que teve início nessa terça-feira (23) e prossegue até o próximo domingo (26), contará com a participação de cavaleiros e amazonas de grande prestígio, incluindo representantes da região do Alto Tietê.

Entre os confirmados para o evento, está a amazona Márcia Hernandes, do Centro Hípico Haras Fiel, de Guararema (SP), que recentemente integrou o time da Federação Paulista de Hipismo campeão por equipes no Campeonato Brasileiro de Masters, realizado em Curitiba (PR).

Já a ausência mais sentida nesta etapa ficará por conta do cavaleiro Geraldo de Melo Campos (Foto). Afinal, o jovem mogiano, que representa o Manège Serra Atlâltica, também localizado em Guararema, acumula bons resultados nesta temporada da Copa Santo Amaro.

Em julho, na quarta etapa da competição, Geraldinho sagrou-se campeão da concorrida prova de 1,40 metro, repetindo assim o feito que já havia realizado em fevereiro durante a primeira etapa do torneio, quando também subiu no lugar mais alto do pódio da prova de 1,40 metro.

A programação na hípica santamarense não se limitará, entretanto, à Copa Santo Amaro de Salto. Afinal, outros três eventos estão programados para acontecer: o Paulistão de Cavalos Novos, a 4ª Etapa do Grand Slam Interclubes e a 5ª Etapa da Copa Divena.

30º Brasileiro de Enduro Equestre

Mudando de modalidade, a cidade mineira de Caetanópolis recebeu, nos dias 17 e 18 de setembro, o 30º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre. Na disputa da categoria CEI 3* 160km, a mais exigente da competição, o grande campeão foi o brasiliense Rodrigo Barreto que, montando Mandalla Rach, finalizou a prova após 8 horas e 51 minutos de trilha.

Com velocidade média de 18.05 km/h após os seis anéis percorridos na disputa, Rodrigo contou que precisou superar uma trilha muito exigente para sagrar-se campeão. "O clima estava muito quente e seco, o que aumentou bastante a dificuldade para os cavalos. A trilha de lá é sempre bem legal de fazer, mas tem muitas subidas leves e longas, o que dificulta a percepção de dificuldade para o cavalo. Então foi uma emoção muito grande e muito gratificante.”

O Brasileiro de Enduro acontece anualmente e é considerado uma das disputas mais esperadas do calendário nacional. Infelizmente, o representante da região na competição, o jovem salesopolense Ryan Almeida, não concluiu a prova, uma vez que a equipe veterinária do evento optou por poupar sua montaria após o primeiro anel do percurso.

Atual 22º colocado no ranking mundial de jovens cavaleiros de enduro equestre, o representante do Haras Morada do Sol, localizado em Salesópolis, já obteve resultados expressivos nesta temporada, como a primeira colocação da categoria 120 Km Young Rider da etapa de abertura do Campeonato Mineiro e a terceira colocação da categoria 120 Km Young Rider da segunda etapa do Campeonato Paulista. (Com informações adicionais de Imprensa CBH)

Jornalista especializado no segmento equestre, escreve sobre as principais notícias do hipismo regional e nacional. Com passagens por publicações como as revistas Cavalos, Helvetia Polo International e Equest, é desde 2009 editor da revista Mangalarga. Possui ainda uma longa carreira na área de assessoria de imprensa, já tem sido responsável pela comunicação de grandes eventos do setor, como a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, o Campeonato Panamericano de Enduro Equestre, o Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, o Campeonato Paulista de Enduro Equestre, a Copa de Marcha Mangalarga, o Leilão Tarlim Mangalarga e o Leilão Genética de Campeões do Cavalo Lusitano. Também é o responsável pela coluna Momento Equestre, veiculada pelo programa Conexão Esportiva, da Rádio Metropolitana.