Conexão Esportiva

Copa Santo Amaro movimenta o hipismo paulista

Pedro Rebouças

Publicado

há 3 anos

em

Copa Santo Amaro movimenta o hipismo paulista

LC Ruas

O Clube Hípico de Santo Amaro está recebendo esta semana a nona etapa da Copa Santo Amaro de Salto 2021. A competição, que teve início nessa terça-feira (23) e prossegue até o próximo domingo (26), contará com a participação de cavaleiros e amazonas de grande prestígio, incluindo representantes da região do Alto Tietê.

Entre os confirmados para o evento, está a amazona Márcia Hernandes, do Centro Hípico Haras Fiel, de Guararema (SP), que recentemente integrou o time da Federação Paulista de Hipismo campeão por equipes no Campeonato Brasileiro de Masters, realizado em Curitiba (PR).

Já a ausência mais sentida nesta etapa ficará por conta do cavaleiro Geraldo de Melo Campos (Foto). Afinal, o jovem mogiano, que representa o Manège Serra Atlâltica, também localizado em Guararema, acumula bons resultados nesta temporada da Copa Santo Amaro.

Em julho, na quarta etapa da competição, Geraldinho sagrou-se campeão da concorrida prova de 1,40 metro, repetindo assim o feito que já havia realizado em fevereiro durante a primeira etapa do torneio, quando também subiu no lugar mais alto do pódio da prova de 1,40 metro.

A programação na hípica santamarense não se limitará, entretanto, à Copa Santo Amaro de Salto. Afinal, outros três eventos estão programados para acontecer: o Paulistão de Cavalos Novos, a 4ª Etapa do Grand Slam Interclubes e a 5ª Etapa da Copa Divena.

30º Brasileiro de Enduro Equestre

Mudando de modalidade, a cidade mineira de Caetanópolis recebeu, nos dias 17 e 18 de setembro, o 30º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre. Na disputa da categoria CEI 3* 160km, a mais exigente da competição, o grande campeão foi o brasiliense Rodrigo Barreto que, montando Mandalla Rach, finalizou a prova após 8 horas e 51 minutos de trilha.

Com velocidade média de 18.05 km/h após os seis anéis percorridos na disputa, Rodrigo contou que precisou superar uma trilha muito exigente para sagrar-se campeão. "O clima estava muito quente e seco, o que aumentou bastante a dificuldade para os cavalos. A trilha de lá é sempre bem legal de fazer, mas tem muitas subidas leves e longas, o que dificulta a percepção de dificuldade para o cavalo. Então foi uma emoção muito grande e muito gratificante.”

O Brasileiro de Enduro acontece anualmente e é considerado uma das disputas mais esperadas do calendário nacional. Infelizmente, o representante da região na competição, o jovem salesopolense Ryan Almeida, não concluiu a prova, uma vez que a equipe veterinária do evento optou por poupar sua montaria após o primeiro anel do percurso.

Atual 22º colocado no ranking mundial de jovens cavaleiros de enduro equestre, o representante do Haras Morada do Sol, localizado em Salesópolis, já obteve resultados expressivos nesta temporada, como a primeira colocação da categoria 120 Km Young Rider da etapa de abertura do Campeonato Mineiro e a terceira colocação da categoria 120 Km Young Rider da segunda etapa do Campeonato Paulista. (Com informações adicionais de Imprensa CBH)

banner-onovo

Jornalista especializado no segmento equestre, escreve sobre as principais notícias do hipismo regional e nacional. Com passagens por publicações como as revistas Cavalos, Helvetia Polo International e Equest, é desde 2009 editor da revista Mangalarga. Possui ainda uma longa carreira na área de assessoria de imprensa, já tem sido responsável pela comunicação de grandes eventos do setor, como a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, o Campeonato Panamericano de Enduro Equestre, o Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, o Campeonato Paulista de Enduro Equestre, a Copa de Marcha Mangalarga, o Leilão Tarlim Mangalarga e o Leilão Genética de Campeões do Cavalo Lusitano. Também é o responsável pela coluna Momento Equestre, veiculada pelo programa Conexão Esportiva, da Rádio Metropolitana.

EVVE BANNER