Pr. Daniel Ruziska

Fidelidade parte 2

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 1 ano

em

Fidelidade parte 2

Foto: Patrick Fore / Unsplash

Esse foi o primeiro passo de uma mudança radical na vida de José. Da casa do pai com todo o conforto onde era um filho diferenciado e amado pelo pai para uma cisterna no deserto odiado pelos irmãos. A Bíblia não relata manifestações de ódio, raiva ou injúria de José para com seus irmãos. Mas provavelmente gritou, clamou por misericórdia para os irmãos. Ele era apenas um jovenzinho de dezesseis anos na época.

Para agravar o seu estado diante dos irmãos ele foi vendido por eles como escravo a uma caravana de Ismaelitas que seguiam para o Egito. Querido leitor, vamos dar uma paradinha aqui para refletir: como tem sido a sua atitude diante das adversidades em sua vida? Como você tem reagido? Tem permanecido fiel a Deus ou tem dado cambalhotas em surto contra Deus? 

Permanecer fiel ao Senhor diante das adversidades foi o que conduziu José ao seu mais elevado estado de autoridade da sua época. Gênesis 39:1 José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. 2 O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. 3 Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, 4 logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha.

Vamos analisar aqui os primeiros estágios das casas de José: 1º da casa do pai para uma cisterna; 2º da cisterna para a senzala de Potifar; 3º da senzala de Potifar para a casa grande de Potifar como administrador geral de seus bens. Agora José já desfrutava não só de bem estar, conforto, mas também de um grau de autoridade sobre todos os bens e servos de seu Senhor. Isso como vimos aqui no texto aconteceu por Potifar ver que Deus era com ele. 

Para Potifar ter essa percepção foi porque José viveu a vida de Deus em todos os seus afazeres e relacionamentos dentro da casa de seu senhor. É o chamado Evangelho sem palavras. A Bíblia viva em sua vida. Mas o inimigo não deixa José por muito tempo no conforto. Levanta uma acusação contra sua vida que o leva para um 4° estágio de moradia.  Do conforto da casa de Potifar para a prisão, sua nova morada por tempo indeterminado. O inimigo conspirou contra ele com mentiras e injúrias.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.