Mogi das Cruzes
Fundo Social de Mogi arrecada mais de 1 tonelada de leite em pó
Ação solidária também conseguiu reunir 285 quilos de tampinhas, beneficiando entidades e um paratleta da cidade

O Fundo Social de Mogi das Cruzes recebeu, nesta terça-feira (30), a doação de 1.097 quilos de leite em pó e 285,5 quilos de tampinhas plásticas arrecadados durante a competição esportiva Fall Games 2025, promovida pela escola Maple Bear. A entrega dos donativos ocorreu no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira, o Tuta, no bairro Mogilar, com a presença da presidente do Fundo Social, Maira Cusatis.
Os alimentos arrecadados já começaram a ser destinados a entidades filantrópicas que atendem pacientes em tratamento contra o câncer, dentro da programação do Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em parceria com o Fundo Social e as secretarias municipais da Saúde, da Mulher, da Longevidade e de Esportes e Lazer.
As tampinhas, por sua vez, reforçam a campanha permanente de sustentabilidade e solidariedade promovida pelo Fundo Social, que converte materiais recicláveis em recursos para ações sociais. Nesta edição, o beneficiado foi o paratleta Vinicius Gabriel de Macedo, de 21 anos, que participa de competições de bocha e corrida com triciclo adaptado. Ele ficou paraplégico aos 13 anos, após um acidente, e desde então conta com o apoio da família e da comunidade para seguir competindo.
Para Maira Cusatis, a ação vai além da arrecadação. “Essa doação representa a força da união entre esporte, solidariedade e cidadania. Cada pacote de leite e cada tampinha significam mais apoio às famílias que atendemos diariamente. O Fundo Social agradece imensamente à organização do Fall Games 2025 e a todos os participantes que abraçaram esta causa”, destacou.
O gestor pedagógico da escola, Richard Debre, também celebrou o envolvimento dos alunos. “O Fall Games demonstra como eventos esportivos podem ir além da competição, contribuindo também para a construção de uma rede de solidariedade que beneficia toda a comunidade”, afirmou.
Entre os estudantes, o sentimento de engajamento foi unânime. “O evento é muito importante porque, além da integração entre os alunos, nos une para ajudar as pessoas que mais precisam, contribuindo para um impacto positivo no futuro”, avaliou Raul Luz Ferrini, de 17 anos.
A aluna Camila Piereti, também de 17 anos, ressaltou o valor educativo da campanha. “Esta doação é importante porque conscientiza os alunos, desde cedo, sobre o senso de solidariedade, mobilizando a todos para ajudarem o máximo possível”, disse.
Já Sofia Ramirez, de 15 anos, explicou a escolha pelo leite em pó. “Temos certeza de que estas doações ajudarão muito, principalmente as pessoas em tratamento contra o câncer, que precisam do leite”, afirmou.
Lucinéia Aparecida Gabriel de Macedo, moradora do Botujuru e mãe do paratleta Vinicius, fez questão de agradecer em nome da família. “As tampinhas nos ajudarão muito na campanha que estamos fazendo para atender as necessidades do meu filho. Ficamos muito gratos por essa ajuda”, disse, emocionada.