Pr. Daniel Ruziska

Cuide dos Seus 

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 2 anos

em

Cuide dos Seus 

Foto: divulgação

“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (1 Timóteo 5:8 ARA)

Que palavra dura. Como pode alguém não ter cuidado com os da sua própria casa, seus filhos, pais irmãos, avós? Como pode um crente ser pior que um incrédulo, conhecendo a Palavra de Deus e agindo da mesma forma ou até pior? Como pode alguém em quem habita o Espírito Santo de Deus, lavado pelo Sangue do Cordeiro, nascido de novo, agir contra os seus como se fossem estranhos ou até mesmo não fossem humanos? 

Pois é, mas pode. É duro de ouvir, meus irmãos, mas é fato. O marido que bate na sua esposa, maltrata-a, humilha-a ou simplesmente não lhe dá a atenção devida, está negando a fé. A esposa que negligencia os cuidados com seu marido, que não direciona a ele seus encantos femininos, também está negando a fé. Os pais que maltratam seus filhos não corrigindo-os segundo a Palavra de Deus também estão negando a fé e criando neles um sentimento de rejeição e marginalização do lar. Os filhos que desonram seus pais também estão negligenciando a fé e a Palavra de Deus, que nos ordena a honrar pai e mãe (Êxodo 20-12). 

Para piorar, levo adiante dizendo, com base em outros textos além destes, que mesmo o marido ou esposa que não oram um pelo outro e ambos pela família, já estão enquadrados neste ensino. Estão negando sua fé, em grau maior ou menor. Meu irmão e minha irmã, se você é casado(a), abra os olhos, mas também abra a boca e interceda pela sua família, porque o Senhor está atento às suas orações. Se você é solteiro, viúvo, divorciado ou não tem família em casa, pode pensar que não se enquadra neste ensino, mas deve estar igualmente atento. 

O texto não fala exclusivamente aos casados, nem aos da própria casa, mas ‘especialmente’. Ter cuidado dos seus é ter cuidado inclusive dos irmãos com quem congrega, seus amigos, seus parentes, colegas de trabalho ou escola, em ordem de proximidade. É preciso interceder por eles, abençoá-los, dar atenção, ministrar a Palavra da Salvação em Cristo Jesus. Alguém em algum lugar está orando por mim, tendo cuidado comigo e se preocupando com o meu bem-estar. Eu, igualmente, estou tomando conta daqueles a quem o Senhor me confiou.

O nome disso? É Igreja, Família, Reino de Deus. Chame como quiser, mas cuide dos seus para não negar a fé.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.