Mogi das Cruzes

Maternidade pode ser entregue até o final de julho, prevê Caio Cunha

Abertura da unidade depende de assinatura de convênio com o governo do Estado; Pró-Mulher já iniciou atendimento no local

Fabrício Mello

Publicado

há 1 ano

em

Maternidade pode ser entregue até o final de julho, prevê Caio Cunha

Abertura do Novo Pró-Mulher no prédio da Maternidade Municipal; Autoridades se reuniram na solenidade oficial da mudança do Pró-Mulher para Brás Cubas/Foto: Fabrício Mello

Nesta quinta-feira (9), durante inauguração do novo Pró-Mulher de Mogi das Cruzes, agora localizado em Brás Cubas, o prefeito Caio Cunha (Pode) comentou sobre a possível assinatura de um convênio com o governo de São Paulo para viabilizar os gastos com a Maternidade Municipal, que poderá ser entregue no próximo mês, no período que antecede às eleições, devido aos prazos estabelecidos pela Lei Eleitoral. Ele falou, ainda, sobre a destinação do espaço do antigo Pró-Mulher para o Pró-Criança.  

A mudança na localização do Pró-Mulher para o prédio da Maternidade em Brás Cubas faz parte de um conjunto de melhorias que, segundo a Administração Municipal, busca ampliar e descentralizar o atendimento à saúde feminina em Mogi das Cruzes. Os serviços de ultrassonografia e Promeg, por exemplo, que passaram a funcionar, também, em outras unidades de saúde do município.

Entre as melhorias no atendimento comentadas por Caio Cunha durante a entrega do novo Pró-Mulher está a mudança do Pró-Criança para o antigo espaço do Pró-Mulher. “A nossa ideia, com a vinda do Pró-Mulher para cá, é reformar o espaço anterior do Pró-Mulher e fazer dali o Pró-Criança. Ou seja, vai atender muito mais gente, num espaço muito maior”, frisou o prefeito. Ainda segundo ele, a unidade atual não comporta toda a demanda da região, por isso é necessária a mudança do local. 

Já em relação à Maternidade Municipal, o prefeito explicou que, para que o equipamento inicie suas atividades, é necessário que seja feito um convênio com o governo de São Paulo. “Só a maternidade tem um custeio mensal por volta de R$ 4 milhões e a cidade não tem como abraçar tudo isso”, explicou.

Caio Cunha reforçou que já dialoga com o governo estadual sobre o assunto e disse que o governador Rodrigo Garcia (PSDB) se prontificou a fazer o convênio para realizar o custeio e equipar a Maternidade Municipal, o que ele acredita que possa ocorrer nos próximos meses. "Eu acredito que até o próximo mês a gente tenha uma novidade”, disse.

Novo Pró-Mulher

A unidade já iniciou o atendimento e faz parte de um complexo de saúde, composto pelo Hospital Municipal, UnicaFisio e a futura Maternidade. O novo endereço do Pró-Mulher é Rua Francisco Affonso de Melo, 550, em Brás Cubas, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. “A mudança de um equipamento de saúde parecer algo simples, mas não é. Somente a equipe da Secretaria de Saúde sabe como o processo é rico em detalhes e como se empenharam para fazer tudo isso em pouquíssimo tempo”, explicou Caio Cunha, ao lado da esposa e presidente do Fundo Social, Simone Margenet, e da vice-prefeita, Priscila Yamagami. 

Estiveram presentes, ainda, os secretários de Saúde, Zeno Morrone, de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres, e alguns vereadores representando o Legislativo municipal.

O novo equipamento está no andar térreo da futura Maternidade Municipal. Os serviços prestados pelo antigo Pró-Mulher continuam na nova unidade e novos serão disponibilizados para o público feminino, como práticas integrativas e complementares, saúde mental e dermatologia.