Guararema -  Banner728x90 Guararema Mobile 320x50

Mogi das Cruzes

Prefeitura de Mogi remove 192 toneladas de resíduos do Córrego dos Canudos

Limpeza integra a Operação Verão e visa preparar a cidade para o período de chuvas

Pedro Henrique

Publicado

há 3 horas

em

Prefeitura de Mogi remove 192 toneladas de resíduos do Córrego dos Canudos

Divulgação/PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, concluiu os trabalhos de limpeza no Córrego dos Canudos, na altura do entroncamento entre as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Júlio Simões, em Braz Cubas. A ação contemplou aproximadamente 185 metros de extensão e resultou na retirada de 192 toneladas de materiais, distribuídas em 26 viagens de caminhão.

A intervenção faz parte da Operação Verão, que reúne medidas preventivas para minimizar os impactos das chuvas e prevenir enchentes no município. Além do Córrego dos Canudos, os serviços já foram realizados no Córrego dos Corvos, em Cezar de Souza, e também estão previstos para os córregos do Gregório e Lavapés. Todas as ações são executadas por equipes próprias da Secretaria.

Segundo a pasta, a limpeza de córregos é essencial não apenas para garantir o escoamento das águas pluviais e evitar transbordamentos, como também para promover a saúde pública e proteger o meio ambiente. Apesar de ser um serviço contínuo ao longo do ano, os trabalhos ganham intensidade nos meses de estiagem, período que antecede as chuvas mais intensas.

Durante as ações, além de sedimentos naturais como terra, areia e rochas, os trabalhadores frequentemente encontram grandes volumes de lixo e entulho descartados irregularmente nos cursos d’água. A Prefeitura alerta que o descarte irregular agrava o risco de alagamentos, gera custos adicionais à limpeza pública e representa ameaça à saúde humana e ao meio ambiente.

Atualmente, a Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria remove cerca de 600 toneladas de resíduos por mês somente de descarte irregular. A administração municipal reforça que a população tem à disposição a coleta domiciliar, coleta seletiva, a Operação Cata-Tranqueira e quatro Ecopontos,  localizados no Jardim Armênia, Cezar de Souza, Jundiapeba e Parque Olímpico, que funcionam de segunda a sábado, das 8h às 18h.

A colaboração da comunidade é considerada fundamental, especialmente por Mogi das Cruzes ser o maior município da região do Alto Tietê em extensão territorial, com 712 km². A Prefeitura orienta que, ao flagrar descartes irregulares, a população entre em contato com o Departamento de Fiscalização de Posturas pelo telefone 153. O flagrante é necessário para a aplicação de autuações.

As multas variam de R$ 4.766,00 a R$ 47.660,00, dependendo do volume e tipo de material descartado. Além disso, o descarte irregular configura crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), podendo o infrator ser responsabilizado também pela limpeza da área afetada.

banner-onovo
EVVE BANNER