Mogi das Cruzes
AEAMC celebra 64 anos com jantar em Mogi
Evento reúne associados para comemorar mais de seis décadas de valorização profissional e avanços tecnológicos
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC) celebrou, na última segunda-feira (25), seus 64 anos de existência com um jantar especial na Carmela Pizzaria. O evento reuniu diretores, conselheiros, familiares e convidados para uma noite de confraternização e celebração.
Durante o jantar, foi destacada a trajetória da entidade e seu papel fundamental no fortalecimento das áreas de engenharia, arquitetura e agronomia na cidade, além de sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da região. A AEAMC, ao longo de suas mais de seis décadas de história, tem sido uma peça-chave na construção de soluções inovadoras para os desafios urbanos e ambientais enfrentados por Mogi das Cruzes.
O momento também foi marcado por uma emocionante mensagem do engenheiro Jamil Hallage, de 99 anos, um dos fundadores da AEAMC: ”No ano de 1964, alguns engenheiros que trabalhavam e moravam em Mogi das Cruzes, se reuniam para trocar ideias sobre o trabalho e as atividades de engenharia na cidade. Eram pequenas reuniões em lanches ou jantares, discutíamos várias ideias, inclusive sobre transporte e moradias, que com o tempo foram evoluindo e, quando já era um número razoável, pensou-se em fundar uma Associação de Engenheiros na cidade. A ideia evoluiu e o número de engenheiros já era da ordem de uma dezena, e foi fundada a Associação de Engenheiros de Mogi das Cruzes.”
Após, eram feitas reuniões mensais para que os sócios trouxessem ideias, pensamentos e necessidades do município. Com o correr do tempo, a Associação foi evoluindo e obteve o apoio da prefeitura, que lhe doou um terreno, onde começamos a construir nossa sede. Hoje a Associação existe, apesar de ter demorado sua construção, e presta muita contribuição ao município, das quais podemos citar a ligação de Mogi das Cruzes à Dutra, a Bertioga e demais cidades vizinhas. Foi também desenvolvido estudos para a construção de casas populares e loteamentos para as pessoas de baixa renda. Participou junto à Prefeitura de vários trabalhos de construções do sistema viário, orientando sempre as melhores soluções. Me sinto muito honrado de ter participado de muitas obras em Mogi, junto à Associação e colegas engenheiros da cidade. Hoje, com meus 99 anos, ainda participo de reuniões e estudos sobre a cidade e faço parte do Conselho da Associação dos Engenheiros.”
A mensagem emocionou os presentes e reforçou a relevância histórica da AEAMC, que continua desempenhando um papel essencial no desenvolvimento de Mogi das Cruzes e região. A trajetória de sucesso da entidade não se limita ao passado, mas se estende ao futuro, com a continuidade de sua contribuição para a inovação, melhoria da qualidade de vida e o crescimento sustentável da cidade.