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Cobrança de pedágio na Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga pode começar em novembro

Sistema automático registrará passagens e permitirá pagamento de pedágio automático

Redação

Publicado

há 2 dias

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Cobrança de pedágio na Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga pode começar em novembro

Foto | O Novo

A possibilidade de cobrança de pedágio nas rodovias Mogi-Dutra (SP-088) e Mogi-Bertioga (SP-098) vem gerando atenção de motoristas e autoridades. O modelo previsto é o chamado “free flow”, em que os veículos não precisam parar em praças de pedágio.

O sistema funciona por meio de pórticos instalados ao longo das rodovias, que identificam automaticamente a placa ou a TAG do veículo, permitindo a cobrança imediata. Embora a data de início ainda não esteja confirmada, a concessionária responsável, a CNL (Concessionária Novo Litoral), projeta que a medida possa entrar em vigor a partir de novembro de 2025, e reforça que o objetivo do sistema é agilizar o tráfego, evitando filas e interrupções para os motoristas.

Os pórticos já estão sendo instalados nos trechos de maior movimento: na Mogi-Dutra, nos quilômetros 37, em Arujá, e 40, em Mogi das Cruzes, enquanto na Mogi-Bertioga, o pórtico será no KM 92, em Bertioga. Apesar da infraestrutura já estar em andamento, os valores oficiais das tarifas ainda não foram divulgados.

Para quem possui TAG, o pagamento seguirá os prazos estabelecidos pelas operadoras parceiras, como ConectCar, GreenPass, Move Mais, Sem Parar ou Veloe. Já os motoristas que não têm TAG deverão efetuar o pagamento em até 30 dias corridos após a passagem. Caso o prazo seja ultrapassado, a evasão de pedágio pode gerar multa de R$ 195,23 e a adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), medidas que reforçam a importância de atenção aos prazos.

O sistema “free flow” também registrará todas as passagens, inclusive de motocicletas, que são isentas de cobrança, garantindo controle e monitoramento do tráfego. Triciclos, por outro lado, não são isentos e precisarão pagar a tarifa correspondente.

A concessionária afirma que essa tecnologia permitirá acompanhar o fluxo de veículos em tempo real e reduzir filas, mas ainda existem dúvidas sobre como serão tratados casos de erro na leitura das placas ou inconsistências no sistema de cobrança, especialmente para quem não possui TAG.

Para os motoristas que não possuem TAG, a CNL planeja lançar um site e aplicativo oficial em que será possível informar a placa do veículo, consultar os valores pendentes e realizar o pagamento. Embora a iniciativa prometa mais agilidade e controle, o modelo exige atenção redobrada por parte dos usuários, que precisarão se informar sobre prazos e procedimentos para evitar multas.

A expectativa é que, com o “free flow”, a circulação nas rodovias seja mais fluida, mas a implantação deve ser acompanhada de informações claras e amplamente divulgadas, garantindo que todos os motoristas estejam cientes das regras e da responsabilidade de cumprir com os pagamentos.

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