Educomunicando

Responsabilidade no ambiente virtual

Suéller Costa

Publicado

há 1 hora

em

Responsabilidade no ambiente virtual

Divulgação

Com o avanço das tecnologias digitais, o conceito de cidadania ganhou novas dimensões. Hoje, ser cidadão também significa saber se comportar nas redes sociais, proteger dados pessoais, combater a desinformação e respeitar os outros em ambientes virtuais. A cidadania digital envolve competências como empatia on-line, segurança da informação, ética na produção de conteúdo e discernimento frente às fake news.

Para que essa cidadania se torne realidade, é fundamental investir em ações educomunicativas, ou seja, norteadas pela Educomunicação. Trata-se de uma área que propõe uma educação por meio da comunicação, a fim de estimular o protagonismo dos estudantes com o estímulo à expressão, à produção autoral e à mobilização de temas emergentes e pertinentes ao seu território, fazendo uso – com criatividade – dos recursos midiáticos e tecnológicos. E vai além! Estas propostas visam orientar os estudantes quanto à nova cultura na qual estão imersos: a digital.

Várias atividades podem ser desenvolvidas para incentivar a cidadania no universo virtual, dentre elas: debates sobre ética digital e discurso de ódio; produção de podcasts e vídeos sobre segurança on-line; análise crítica de notícias e mídias sociais; campanhas escolares contra o ciberbullying; jogos e simulações sobre privacidade e reputação digital.

Essas práticas favorecem o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o uso da tecnologia, além de promoverem o diálogo, a criatividade e o trabalho colaborativo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já reconhece a importância da cultura digital como competência essencial, e diversos planos de aula estão disponíveis para apoiar educadores nessa missão.

A continuidade dessas ações exige o envolvimento de toda a comunidade escolar, políticas públicas de inclusão digital e formação continuada de professores. Assim, a cidadania digital deixa de ser apenas um conceito e se transforma em uma vivência cotidiana, preparando os jovens para atuarem com responsabilidade e autonomia no mundo conectado.

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Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom (Associação Brasileira dos Profissionais em Educomunicação) e APEP (Associação dos Professores de Escolas Públicas). Idealizadora do Educom Alto Tietê, que desenvolve projetos em educação midiática, tecnológica e digital. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. 

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