Educomunicando

Literacia em Inteligência Artificial

Suéller Costa

Publicado

há 2 horas

em

Literacia em Inteligência Artificial

Divulgação

As Inteligências Artificiais estão em desenvolvimento na Educação. Alguns usuários as utilizam com propriedade, outros estão aprendendo seus mecanismos, e há aqueles que precisam de orientação. Tanto alunos quanto professores devem assumir a responsabilidade diante das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Aos primeiros, exige-se conscientização; aos segundos, preparo para que as apropriações sejam adequadas ao contexto educativo e a utilização ocorra com intencionalidade pedagógica.

O tema tem sido discutido em eventos educacionais, com o objetivo de orientar os docentes diante de um novo desafio: utilizar a Inteligência Artificial em prol da Educação. Como consolidar essa proposta, considerando que as IAs fazem parte do cotidiano de grande parte dos estudantes brasileiros, tanto no ensino básico quanto no superior, sendo impossível excluí-las de um contexto permeado pela cultura digital?

Segundo Mariana Filizola, coordenadora-geral na Secretaria de Políticas Digitais da SECOM/Presidência da República, quatro pontos podem orientar esse caminho: 1) Reforçar no ambiente escolar uma supervisão humana e significativa, sendo o papel do professor essencial nesse processo; 2) Utilizar a IA como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem, tanto na elaboração do percurso pedagógico quanto nas atividades administrativas da gestão escolar; 3) Assegurar o uso ético, seguro e eficaz pelos estudantes, incentivando a análise crítica dos dados; 4) Desenvolver uma literacia em IA, ou seja, o letramento sobre os mecanismos dessas tecnologias, para que os estudantes possam interagir criticamente com esses recursos.

Essa literacia envolve quatro aspectos: compreensão técnica (entender os princípios básicos da IA); avaliação crítica (questionar e interpretar os resultados gerados); aplicação prática (saber utilizar ferramentas como a Engenharia de Prompt); consciência ética (compreender as implicações sociais da IA, como exclusão de grupos sociais, vieses ideológicos, desinformação).

Independentemente das realidades educacionais, trata-se de um percurso de ensino e aprendizagem que precisa ser planejado dos anos iniciais aos finais com abordagens metodológicas que respeitem os diferentes ciclos e levem em consideração a necessidade de orientar os estudantes quanto à participação na cultura que permeia a contemporaneidade: a digital.

banner-onovo

Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom (Associação Brasileira dos Profissionais em Educomunicação) e APEP (Associação dos Professores de Escolas Públicas). Idealizadora do Educom Alto Tietê, que desenvolve projetos em educação midiática, tecnológica e digital. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. 

EVVE BANNER