Educomunicando
Valorização da prática docente

O reconhecimento move os professores. Mais do que elogios, buscamos que a sociedade compreenda nossa função e o esforço para consolidar os propósitos educativos. Isso exige ensino, pesquisa e extensão, apoiados em estudos teóricos e práticos, que se transformam em aulas planejadas, projetos estruturados e propostas significativas para toda a comunidade escolar, representada pelos alunos, familiares e moradores do território onde a escola está inserida.
Premiações nacionais e regionais cumprem papel essencial ao dar visibilidade às práticas docentes que, muitas vezes, permanecem restritas às salas de aula. Participar desses prêmios, independentemente da colocação, significa levar a dinâmica da educação a outros patamares e representar toda a classe.
Um exemplo foi o 2º Prêmio Inova Educação, promovido pelo Condemat+, que reuniu 36 projetos de 14 cidades do Alto Tietê, divididos entre Práticas de Gestão e Práticas Pedagógicas, em eixos para municípios com mais e menos de 100 mil habitantes. O tema deste ano foi "Educação e Cultura Digital: Oportunidades e Desafios", resultando em quatro grandes vencedores.
Entre os finalistas, esta colunista esteve na categoria Práticas Pedagógicas – Municípios até 100 mil habitantes, com o projeto “Entre o Digital e o Presencial: Quem é você na vida real?”, que trabalhou a identidade infantojuvenil diante das influências virtuais, com meus alunos de Guararema. Estas iniciativas nos ajudam a mostrar nosso compromisso com a educação. É, também, uma forma de representar os profissionais que seguem fazendo o melhor para garantir aprendizados significativos.
Parabéns aos autores dos 36 projetos e, em especial, às redes vencedoras: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Salesópolis. Que essas ações continuem revelando a criatividade, a inovação e a intencionalidade pedagógica que fortalecem a educação regional e nacional.

















