Shoppings poderão abrir neste domingo; São Paulo anuncia avanço de fase

Igrejas e o comércio, que só eram autorizados a abrir a partir da fase laranja, também vão poder funcionar na ‘fase de transição’; medida foi tomada após leve queda nas internações

Isabelle Canuti/ O Novo

Durante a coletiva de imprensa realizada ontem (16), o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), anunciou o avanço de todo o Estado para a chamada ‘fase de transição’, com regras tanto da fase vermelha como da laranja.

A nova etapa entrará em vigor no dia 24 deste mês e prevê a reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias e a liberação da realização de missas e cultos religiosos. O funcionamento de bares segue proibido, mesmo com oferecimento de comida. Para todas as flexibilizações, vale a ocupação máxima de 25% dos estabelecimentos.

A medida foi apresentada após uma leve queda na taxa de internações por Covid-19 no estado, que está com ocupação em torno de 85% nos leitos de UTI. No entanto, abril já é o segundo mês com mais mortes por Coronavírus em São Paulo desde o início da pandemia.

O governo destaca que acompanhará a retomada das atividades e que precisa da colaboração da população, para que as regras sejam respeitadas. Uma nova classificação pode ser divulgada no dia 30 deste mês.