Economia

Novo Caged: Mogi e Guararema fecham setembro com saldo positivo

De acordo com a plataforma, ambas as cidades registraram um aumento no total de vínculos celetistas

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Novo Caged: Mogi e Guararema fecham setembro com saldo positivo

Em Guararema, maioria das novas contratações foram homens; em Mogi, maior parte das contratações foram mulheres/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (26), o Ministério do Trabalho e Previdência divulgou as Estatísticas Mensais de Emprego Formal, o Novo Caged. Segundo os dados da plataforma, Guararema gerou 72 postos de trabalho em setembro e Mogi das Cruzes gerou 907.

O resultado de Guararema é o resultado de 325 admissões e de 253 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado deste ano, o saldo é de 717 novos trabalhadores no mercado formal. 

Ainda sobre a cidade, os dados mostram que o estoque de empregos formais no município, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 7.634 em setembro, o que representa um aumento de 0,95% em relação ao mês anterior.

Ainda segundo a plataforma, a maioria das novas contratações foram homens, com 52 novos postos ocupados, enquanto que apenas 20 mulheres foram contratadas em setembro.

Além disso, os cinco grupamentos mantiveram o saldo positivo ao longo do mês passado. O setor de serviços registrou 36 contratações, seguido de indústria, com 19, construção, 12, agropecuária, 4, e comércio, com 1.

Entre eles, o que registrou a maior variação foi o de construção, com um aumento de 13,04%. No ranking, o grupamento é seguido por agropecuária (1,26%), serviços (1,09%), indústria (0,77%) e, por fim, comércio (0,07%).

Mogi das Cruzes

Os dados do Novo Caged mostram que o saldo positivo de Mogi das Cruzes é o resultado de 4.803 novas admissões de empregos formais e 3.896 demissões de postos de trabalho com carteira assinada. No acumulado de 2022, Mogi das Cruzes tem um saldo de 7.065 novos trabalhadores formais.

Em relação ao estoque, o município conta com um total de 107.723 vínculos celetistas ativos. Esse valor demonstra um aumento de 0,85% em relação ao mês de agosto. 

Em setembro, a maioria das novas contratações realizadas em Mogi das Cruzes foram mulheres. Segundo os dados da plataforma, elas representam 478 das vagas registradas no saldo de setembro, enquanto os homens ocuparam 429. 

Por fim, a plataforma mostra que o grupamento que mais contratou em Mogi das Cruzes foi o de serviços, com um saldo de 364. Construção teve 260, seguido por comércio, que registrou 152, e indústria, 143. Entretanto, a plataforma mostrou que, no município, agropecuária foi o único grupamento a registrar um saldo negativo, com 12 demissões.