Economia

Black Friday: Associação Comercial de Mogi das Cruzes prevê aumento nas vendas para a edição de 2022

É estimado que haja um aumento de 10% no faturamento, se comparado à edição anterior; a data das promoções será no dia 25

Lívia Rios

Publicado

há 2 anos

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Black Friday: Associação Comercial de Mogi das Cruzes prevê aumento nas vendas para a edição de 2022

Marcada por campanhas, a data cai sempre na última sexta-feira de novembro/Foto: Divulgação/PMMC

A Black Friday é uma das temporadas mais aguardadas pelo público e também pelos lojistas. Isso porque, nesta época do ano, é estimado que haja uma alta nas vendas, justamente pelas promoções significativas e também pela procura variada de produtos. De acordo com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), é estimado que haja um aumento de 10% no faturamento deste ano, se comparado a edição de 2021. 

Ainda conforme eles, essa é uma data que impacta em diversos setores como, por exemplo, os de calçados, vestuários, acessórios (37%) e perfumaria, além também dos eletroeletrônicos celulares (32%), televisores (19%), computadores notebooks e tablets (20%).

Outra menção importante é referente a contratação de funcionários temporários para auxiliarem nos serviços. Segundo a Associação Comercial de Mogi, é avaliado um avanço de 10% nas contratações, em relação ao mesmo período do ano passado. “Mesmo com a inflação alta e as incertezas do mercado que impactam na decisão do empresário de investir, isso é possível.”

“A expectativa é de abertura de 700 a 900 vagas no comércio mogiano, conforme as projeções do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio)”, destaca a Associação.

Para a ACMC, esse aumento nas contratações se deve, entre outras razões, ao fato de que este será o primeiro Natal em que lojas atenderão presencialmente, sem que haja quaisquer restrições, depois de dois anos de limitações impostas pela pandemia da Covid-19. Fora isso, os cargos que devem registrar maior procura são os de vendedores, caixas de supermercado e estoquistas. 

Além disso, foram expostos os dados da pesquisa de intenção de compras na Black Friday, realizada pela PiniOn, a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostrando que 39% dos consumidores pretendem investir em suas aquisições.

Outro fator que irá contribuir para esse aumento é a chegada da Copa do Mundo. Levantamentos da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que o campeonato deve movimentar R$ 1,5 bi no varejo brasileiro. 

“Mesmo que a Black Friday tenha se consolidado no Brasil pelas compras online, os comerciantes precisam ter em mente que não é uma data apenas para as lojas virtuais. Esta é uma ótima oportunidade para os comércios físicos também”, destaca o diretor de Eventos e Marketing da ACMC, Rafael Martins Lopes.

O diretor ainda aconselha para que os comerciantes aproveitem não apenas a sexta-feira para realizar as promoções. “É possível fazer uma semana de descontos, a Black Week ou o fim de semana a Black Weekend, isso atrai mais pessoas para as lojas.”

Por fim, é importante que lojas, vendedores e os consumidores estejam atentos e realizem os processos corretos, para assim não decorrer de problemas na hora da venda e na compra de produtos.

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.