Ciência e Saúde
Guararema registra aumento de casos da Covid-19 entre janeiro a março deste ano
Apesar do acréscimo na contaminação, a quantidade de óbitos na cidade segue estabilizada
A média móvel de casos do Coronavírus (Covid-19) vem aumentando na cidade de Guararema. Segundo o balanço realizado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), a região registrou um acréscimo de 4,56%, entre o mês de janeiro até março deste ano.
No dia 02 de janeiro, Guararema compilou um total de 9.525 casos da doença. Já no dia 05 do mesmo mês, o número aumentou para 9.544, ou seja, 19 pessoas a mais foram infectadas pela doença. Agora, entre os dias 05 e 10 de janeiro, foram constatados mais 16 novos casos.
Apesar dos números estarem aumentando, a média móvel de mortes segue estabilizada no município. A quantidade de pessoas que vieram a óbito na cidade está em 121, desde o início da pandemia.
Avaliando a quantidade de casos entre os meses de fevereiro e março, houve um aumento de 286 infectados em relação a janeiro, até a última quinta-feira (09).
Salienta-se ainda que, conforme o balanço realizado nesta semana, Guararema registrou cerca de 40.585 casos notificados em suspeita. Sendo que 29.306 foram descartados após o resultado do exame.
Em vista dos dados apresentados, a equipe do O Novo entrou em contato com a Prefeitura Municipal da cidade de Guararema para levantar mais informações sobre os últimos balanços, junto com a Secretária de Saúde.
De acordo com uma nota enviada por eles, foi notificado, assim como apresentado pelo Consórcio, que ocorreu sim um aumento de pessoas que contraíram a doença nos últimos meses.
Além disso, com a necessidade de atenção aos casos mais graves, foi questionado ainda pela nossa equipe sobre a preparação da Santa Casa para atender os pacientes que apresentarem sintomas e, logo, que forem diagnosticados com o vírus da Covid-19. A Prefeitura Municipal de Guararema informou que o local está apto e que conta com profissionais capacitados para lidar com esse tipo de situação.
“Temos profissionais treinados e o município está abastecido com relação aos testes, considerando que a maioria das pessoas são vacinadas, apresentando assim a forma branda da doença, sem maiores complicações decorrentes da mesma”, finaliza a nota.
Vale destacar que, mesmo com o aumento de casos da doença, a vacinação segue acontecendo nos postos de saúde da região. Além da 4º dose já disponibilizada, a campanha da vacina Pfizer Bivalente está sendo executada, passando a ser aplicada no público entre 60 a 69 anos, com início na última segunda-feira (06).
Por fim, a cidade de Guararema tem confirmado, até o momento, um total de 9.959 pessoas infectadas pelo vírus. Assim como foi informado no começo da matéria, a média de mortes segue estabilizada em 121 óbitos. Em novembro, a média estava em 120, mas a partir de dezembro o número teve uma atualização.
Já evidenciando os indivíduos recuperados, os dados divulgados pelo Condemat expressam que, na última segunda-feira (06), os números estavam em 9.712. Conforme o último balanço, divulgado na quinta-feira (09), a quantidade de pessoas curadas subiu para 9.959.